Lobão agradece a TV Ponta Verde por matéria esclarecendo a utilização terapêutica do canabidiol

por Comunicação/ALE publicado 15/12/2022 17h32, última modificação 15/12/2022 17h32

O deputado estadual Lobão (MDB) agradeceu nesta quinta-feira, 15, à equipe da TV Ponta Verde, transmissora do SBT em Alagoas, pela divulgação de medicamentos produzidos com canabidiol. O canal também entrevistou o deputado, autor da lei que autoriza a produção destes medicamentos em Alagoas.

"Na realidade brasileira atual, pacientes para obter os benefícios incontestes do tratamento precisam superar óbices quase instransponíveis, especialmente para as famílias de baixa renda, que necessitam comprar os medicamentos em farmácias, chegando a custar, em media, R$ 3 mil reais a caixa. Ou tem que recorrer à importação da medicação, mediante autorização da Anvisa, processo que envolve considerável tempo de espera e um custo igualmente elevado”, destaca Lobão.

As aplicações mais frequentes do medicamento são para o combate à fibromialgia, dor neuropática, dores crônicas em geral, autismo, epilepsia de difícil controle, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, caquexia, depressão, transtorno de ansiedade generalizada (pânico) e controle dos efeitos adversos do tratamento do câncer.

Além da possibilidade de tratar pessoas mais simples, com um preço mais acessível, Lobão lembrou das possibilidades da criação de empregos com a fabricação desse medicamento em território alagoano. Seu projeto, promulgado pelo presidente Marcelo Víctor (MDB), dispõe sobre o acesso universal de saúde com produtos de cannabis e seus derivados; o fomento à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da cannabis e adota outras providências correlatas.