Loureiro lembra passagem do Dia do Autismo e destaca dificuldade para identificação do distúrbio

por Comunicação/ALE publicado 04/04/2017 17h05, última modificação 04/04/2017 17h05

O deputado Leo Loureiro (PPL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 4, para lembrar as comemorações do Dia Internacional do Autismo, criado pela organização das Nações Unidas, com objetivo de conscientizar a população acerca da questão, comemorado no último domingo, 2. “Com o conhecimento da população e a melhora no diagnóstico já se fala que 1% da população brasileira possui autismo. Se Alagoas tem mais de três milhões de pessoas, estamos falando em um universo de três mil pessoas com autismo”, afirmou.

O deputado lembrou que o processo de identificação de pessoa com autismo é muito difícil. “Estamos lidando com casos relativamente novos e que muitos não conseguem identificar. É preciso que possamos integrar núcleos de referência e apoiar, cada vez mais, as instituições que já fazem este trabalho com as crianças e jovens autistas”, disse.

Por fim, Leo Loureiro afirmou que se faz necessário investir, cada vez mais, em estudos, no trabalho e no atendimento da pessoa com autismo. “É preciso cobrar mais, uma política púbica de serviço para dar mais dignidade a essa população. Estamos falando de vidas, famílias e é preciso que todos nós tenhamos essa sensibilidade para tratar o assunto”, concluiu.