Médico Cláudio Lacerda recebe o título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 01/11/2019 14h10, última modificação 01/11/2019 15h20

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 1º de novembro, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão honorário de Alagoas ao médico cirurgião pernambucano Cláudio Moura Lacerda de Melo. A homenagem foi proposta pelo deputado Marcelo Beltrão (MDB) e aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa, em reconhecimento ao importante trabalho realizado pelo médico, que é chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal e Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Cláudio Lacerda já realizou cerca de 1.500 transplantes de fígado no Brasil. Deste total, mais de 300 só em alagoanos, uma vez que o Estado não conta com esse procedimento.

“Dr. Cláudio é pioneiro na cirurgia de transplante de fígado, tem um grande serviço prestado ao Brasil e a mais de trezentas pessoas do nosso Estado”, observou Marcelo Beltrão, destacando ainda o trabalho social realizado pelo médico, que fundou a Apaf (Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado), uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2002, para atender os pacientes transplantados. Em 2012, a entidade inaugurou sua Casa de Acolhimento. A Apaf procura sensibilizar pessoas para a doação de órgãos, além de abrigar e realizar exames, gratuitamente, fornecer alimentos e remédios aos pacientes em tratamento, na sua maioria carentes de recursos, vindos de outros estados.

“O Dr. Cláudio é uma pessoa fantástica, que vem atuando no Estado há bastante tempo. E o alagoanos, com essa mensagem, dizem a ele que estamos de braços abertos, o acolhendo e também agradecendo por todo esse serviço prestado”, declarou Marcelo Beltrão.

Para o médico Cláudio Lacerda, a outorga do título de cidadão alagoano é motivo de muito orgulho e que foi tomado de muita surpresa e alegria. “Surpresa porque não me julgava merecedor de tal honraria”, explicou. “Isso me fez sentir ainda mais motivado, comprometido e determinado a continuar dando a minha modesta parcela de contribuição na tarefa de levar a qualidade da medicina que oferecemos a nossa gente nordestina”, declarou Lacerda, agradecendo ao Parlamento alagoano pela distinção em homenageá-lo. Ele acrescenta que está comemorando 20 anos de trabalho na realização de transplante de fígado de maneira pioneira no Nordeste. “Hoje nós estamos entre os maiores programas de transplante de fígado do mundo. Esse ano, até agora, já realizamos 106 transplantes e devemos chegar ao final do ano com 130 a 140 procedimentos realizados”, contou o médico.

Representando os doentes e transplantados de fígado do Estado de Alagoas, o médico cardiovascular José Petrúcio Soares da Silva proferiu um depoimento emocionado sobre a atuação do cirurgião Cláudio Lacerda e toda sua equipe, que atua no HU Oswaldo Cruz. Ele, que é transplantado de fígado há 26 meses, contou que descobriu um tumor cancerígeno no órgão após um exame de rotina, realizado em São Paulo. Como seu atendimento naquele dia seria demorado, resolveu ir a Recife. “Foi quando encontrei o Dr. Cláudio Lacerda. Ele aceitou ser meu médico. Nós, familiares e mais de 300 transplantados e dos que aguardam nas filas temos, agradecemos a Assembleia Legislativa”, disse. “Dr. Cláudio Lacerda, esse anjo divino, nunca cobrou um tostão a quem quer que seja. É um exemplo: só nasceu em Pernambuco, mas a renovação de vida é de alagoano”, completou Petrúcio.

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, o Governo já está providenciando o serviço de cirurgia de transplantes de fígado no Estado. Provavelmente, até o início do próximo ano, estará com equipe habilitada para realizar o procedimento. Em Alagoas, só são realizados transplantes de coração, rins, córneas e uma média de 500 pessoas na fila de espera. “Apesar de ainda não realizarmos o transplante de fígado, começamos a captar o órgão desde 2016. Vários fígados já foram captados e enviados para estados com pessoas na fila de espera”, informou a coordenadora.

Sobre o homenageado

Cláudio Lacerda, natural do Recife (1953), é médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (1976). Fez residência em cirurgia geral na Universidade Federal de Pernambuco (1978) e estágio no Guy’ Hospital de Londres (1980). Mestre em cirurgia pela UFPE (1992). Doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo, onde trabalhou na Unidade de Fígado (de 1987 a 1991). Dirige o curso de Medicina do Centro Universitário Maurício de Nassau (2012), é professor Titular de Cirurgia Abdominal da Universidade de Pernambuco (1997) e professor associado de cirurgia abdominal da UFPE. Realizou o primeiro transplante de fígado do Norte-Nordeste (1993). É chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal e Transplante de Fígado do HUOC da UPE, do Hospital Jayme da Fonte, do IMIP e do HNSN (PB). Fundou e preside a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (2002). Já transplantou e acolheu em sua Casa de Acolhimento, fundada em 2012, mais de trezentos alagoanos