Mesa Diretora democratiza acesso às votações e instala telão na praça Dom Pedro II
Diante do grande número de interessados em participar dos debates sobre os vetos governamentais, a serem apreciados durante a sessão ordinária desta terça-feira, 26, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa resolveu instalar um telão no pátio do estacionamento do Poder. No intuito de controlar a entrada de pessoas à galeria da Casa, que comporta no máximo 50 pessoas, foram distribuídas 50 senhas (25 para cada grupo). A medida, de acordo com o presidente interino do Legislativo, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) teve como objetivo democratizar as ações do Poder e prestigiar as pessoas que não puderam ter acesso às dependências da Casa de Tavares Bastos.
“A instalação do telão e de som foi uma iniciativa muito feliz da Mesa Diretora porque democratizou mais ainda o espaço, uma vez que é muito positiva essa participação popular nos debates”, observou Medeiros, ressaltando a importância da sociedade nas discussões em torno dos projetos de leis que são apreciados no Parlamento. “É importante que a sociedade esteja presente e discuta as leis que vão interferir na vida de cada um de nós”, ressaltou o parlamentar.
Ronaldo Medeiros lamentou o tumulto criado por parte dos manifestantes que se aglomeravam na Praça D. Pedro II para acompanhar a votação do veto governamental ao projeto de lei que cria o programa “Escola Livre”. Durante a confusão, parte da grade que separa a praça do Prédio Histórico do Legislativo foi quebrada. “As pessoas que querem que projetos sejam aprovados, devem se manifestar de forma democrática”, disse Ronaldo Medeiros. “Se houver respeito não teremos quebra-quebra e nem agressões, teremos sim uma sociedade participando ativamente como deve ser”, completou o deputado.