"Mulheres Guerreiras" alagoanas são homenageadas em sessão especial da Assembleia Legislativa

por Comunicação/ALE publicado 21/03/2022 18h44, última modificação 21/03/2022 18h44

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 21, uma sessão especial para debater o tema “Mulheres Guerreiras” e promover a entrega do troféu “Mulher Guerreira Alagoana” às mulheres de destaque nas mais diversas áreas de atuação no Estado. A proposta foi de iniciativa da deputada Fátima Canuto (PSC), como parte das comemorações alusivas ao mês de março. A homenagem é realizada anualmente, mas, devido às restrições impostas pelos protocolos sanitários, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esteve suspensa nos últimos dois anos. “Depois de tanto tempo sem realizarmos sessões especiais e audiências públicas, estamos reabrindo com esse evento especial das mulheres guerreiras alagoanas”, disse a parlamentar.

Fátima destaca que o encontro, além de discutir temas como os direitos e as dificuldades que as mulheres enfrentam no seu dia-a-dia, teve como objetivo render homenagens àquelas que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para outras mulheres, com a concessão do troféu “Mulher Guerreira Alagoana”. Foram homenageadas mulheres de Norte a Sul e do Litoral ao Sertão do Estado, representantes de organizações não governamentais (ONGs), além de instituições que trabalham com mulheres, com o segmento LGBTQI+, que trabalham com câncer, mulheres na política, na magistratura, entre outras. “Temos vereadoras que assumiram pela primeira vez a Câmara Municipal de suas cidades e outras que exercem o cargo há cinco mandatos. Temos a primeira presidente do CREA/AL, representantes da OAB/AL, vários segmentos”, elencou Fátima Canuto, acrescentando que a sessão realizada pelo Parlamento foi o momento onde a mulher pode discutir suas demandas.

As deputadas Ângela Garrote (PP) e Jó Pereira (MDB) prestigiaram a sessão. “Como não nos sensibilizar com as várias mulheres que diariamente enfrentam todos os tipos de dificuldades, desde a ausência de políticas públicas até a violência doméstica”, destaca Jó Pereira, após ouvir os relatos da jornalista da rádio Jovem Pan, Edjane Melo, que narrou sua luta contra o câncer, e da tenente-coronel da Polícia Militar de Alagoas, Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, que falou sobre sua trajetória atuando no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na sequência, a deputada Ângela Garrote disse que ouviu atentamente as falas de suas antecessoras e também já passou por momentos difíceis em sua vida. Ela parabenizou o trabalho realizado pela tenente-coronel Danielli em defesa das mulheres. “Quero dizer que nós, mulheres, não devemos baixar a cabeça para o homem. Como disse a tenente-coronel Danielli, nem que seja por meio de denúncia anônima, devemos pedir socorro, porque não podemos mais nos calar com a violência que vivemos”, observou Garrote, apelando a Deus para que a jornalista Edjane Melo não volte mais a enfrentar a batalha contra o câncer.

Além de Edjane Melo e da tenente-coronel Danielli Assunção, também foram agraciadas com o troféu “Mulheres Guerreiras Alagoanas” a desembargadora Maria Valéria Lins Calheiros; a senhora Welitania, voluntária do Instituto Crescer Cidadão, em Delmiro Gouveia; a representante do grupo LGBTQIA+, Ana Moura; a presidente do CREA/AL, engenheira Rosa Maria Barros Tenório; a prefeita de Atalaia, Cecília Rocha; a ex-vereadora por Japaratinga, Cícera Maria Trindade; as representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Miriam Maciel, Elia Pontes, Lídia Fiuza; a ex-secretária de Estado do Planejamento, Delza Leite Góes Gitaí; a empresária Valéria Albuquerque; Maria Neide Martins, a Mãe Neide, que se destaca por sua atuação na difusão da cultura afro-brasileira; e a vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues.