Neurocirurgião Rui Oliveira Costa recebe a Medalha de Mérito Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 15/09/2023 18h25, última modificação 15/09/2023 18h25

A Assembleia Legislativa fez a outorga, em sessão solene nesta sexta-feira, 15, da Medalha de Mérito Tavares Bastos ao neurocirurgião Rui Oliveira Costa, pelos relevantes trabalhos prestados nos âmbitos acadêmico e medicinal do Estado de Alagoas. A proposição é de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB) e foi aprovada por unanimidade.

"O doutor Rui Oliveira é uma referência para a Medicina alagoana, um empresário extremamente bem-sucedido, cuja competência transcende fronteiras, e todos que têm a oportunidade de conhecer a MedRadius sabem do que estou falando", afirmou Bruno Toledo, referindo-se à clínica criada pelo neurocirurgião. "Mesmo com o sucesso empresarial, o dr. Rui Oliveira nunca abandonou sua contribuição social", prosseguiu o parlamentar. "O homenageado une a atividade profissional empresarial ao seu dever social de servir à sociedade de forma brilhante. Portanto, é dever do Parlamento alagoano reconhecer figuras que têm essa característica, e Dr. Rui representa isso para centenas e milhares de famílias que tiveram a oportunidade de ser tratadas por esse médico brilhante, mas, acima de tudo, um ser humano fora do comum", concluiu o proponente da homenagem.

Presente na sessão, o deputado Inácio Loiola (MDB) reforçou as palavras de seu colega. "Primeiro quero parabenizar a iniciativa do deputado Bruno Toledo, pois o dr. Rui é um exímio profissional da área da Saúde e merece ser condecorado com a medalha do patrono desta Casa", disse Loiola, acrescentando que o homenageado é um dos mais respeitados médicos, principalmente na área da neurologia. "Não apenas aqui no Estado de Alagoas, mas em todo o Brasil. Como um homem que presta serviços relevantes a todos nós alagoanos, nada mais justo do que esta Casa reconhecer seus esforços", reforçou Loiola.

Homenageado
Alagoano de Palmeira dos Índios, nascido em 1º de dezembro de 1951, Rui Oliveira Costa fundou e gerencia o Centro de Diagnósticos e Tratamento do Câncer "MedRadius", colaborando em estudos e procedimentos que elevam os patamares da medicina estadual. Em poucas palavras, o neurocirurgião agradeceu o gesto de gentileza de Toledo pela proposição. "Eu me sinto sensibilizado e agradeço bastante aos parlamentares por terem aprovado esta homenagem", disse. "Se os empreendimentos estão dando certo é porque o povo adere a eles, o povo corresponde, e estou feliz com tudo isso", completou Rui.

Rui Oliveira Costa é formado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, com pós-graduação em neurologia pela Universidade Paul Sabatier de Toulouse, na França; em Micro Cirurgia pela University of Alberta, no Canadá; em Sistemas Médicos e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; e em Gestão pela Fundação Dom Cabral, tendo diversos artigos publicados nas respectivas áreas, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia, membro fundador da Society for Neuroemergencies e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Estiveram presentes na sessão, completando a mesa de honra, o Dr. Yves Bohrer Costa, médico e filho do homenageado, Jorge Luis Soares, presidente da Academia Maceioense de Letras, e o médico Fernando de Araújo Pedrosa, presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas.