Nova edição da revista Parlamento de Alagoas está em circulação

por Comunicação/ALE publicado 12/07/2016 13h06, última modificação 12/07/2016 13h06

Já está em circulação o terceiro número da Revista Parlamento de Alagoas, contendo um resumo das principais ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo estadual no segundo trimestre de 2016. A publicação, produzida pela Diretoria de Comunicação da Casa, faz um balanço das atividades e os avanços conquistados pela atual gestão neste período.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB), realçou que ao encerrar o primeiro semestre, o Poder Legislativo deu sua contribuição para Alagoas, mesmo nesta quadra difícil da conjuntura nacional. “Com intensa atividade no plenário e nas comissões, o colegiado cumpriu seu papel, numa prova que a atividade parlamentar constrói soluções pelo debate de temas e votação das matérias em pauta”, afirmou.

A revista destaca que os deputados desta 18º Legislatura, com votação aberta no painel eletrônico, conseguiram desobstruir a pauta da Assembleia Legislativa, analisando e votando todos os vetos governamentais que estavam pendentes. Além disso, a Casa fechou o semestre com agenda positiva. Além das sessões ordinárias e extraordinárias, com discussões de projetos e temas da atualidade, os parlamentares mantiveram uma das maiores médias históricas de comparecimento em plenário.

A Casa de Tavares Bastos também realizou dezenas de audiências públicas, nas quais foram debatidos assuntos de interesse social e de relevância para o Estado, entre elas uma histórica, realizada na cidade de Piaçabuçu. Lá, os parlamentares e a população debateram a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o processo de salinização do rio. Outra audiência que movimento o Parlamento estadual foi a que discutiu a extinção do Ministério da Previdência Social e a relocação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Deputados e servidores do Legislativo alagoano ainda marcaram presença, de forma destacada, na XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada na cidade de Aracaju, onde os ministros Augusto Nardes,do TCU, Joaquim Barbosa, emérito do STF e Dias Toffoli, do STF, foram palestrantes.

Por fim, a revista de 12 páginas destaca a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (STPLAL) - tendo à frente a servidora Zilneide Lajes - e a histórica passagem da tocha olímpica Rio 2016 por Maceió, que teve o funcionário da Casa e desportista Gildo Santana de Souza como um dos condutores.

A revista está disponível no site da Assembleia Legislativa, em http://www.al.al.leg.br/comunicacao/publicacoes/revista-parlamento-de-alagoas/parlamento-de-alagoas-3/view