Alexandre Ayres solicita implementação de centros de hemodiálise em hospitais regionais

por Comunicação/ALE publicado 11/04/2023 16h05, última modificação 11/04/2023 16h05

Com 19 deputados presentes na sessão desta terça-feira, 11, o plenário da Casa discutiu e votou 20 matérias, dentre elas, a indicação nº 119/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que solicita ao governador do Estado e ao secretário estadual de Saúde a implementação de centros de hemodiálise nos três hospitais regionais: Hospital da Mata, Hospital do Alto Sertão e Hospital do Norte. A matéria foi discutida e agora está apta para ser votada.

Ayres lembrou que em Alagoas apenas as cidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos prestam serviço de hemodiálise pelo SUS. “As sessões de hemodiálise são imprescindíveis aos indivíduos diagnosticados com insuficiência renal aguda ou crônica grave. Desta forma, a hemodiálise realiza o trabalho que o rim doente não pode fazer, retirando os resíduos prejudiciais à saúde e devolvendo o sangue limpo ao paciente, promovendo melhor qualidade de vida e autonomia no cotidiano”, justifica o deputado.

Acompanhe as demais matérias analisadas pelos parlamentares:

Matérias aprovadas em 1º turno:

Projeto de lei ordinária nº 39/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o Dia Estadual da Adoção Animal no âmbito de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 98/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a criação do Dia do Motorista de Aplicativo.

Projeto de lei ordinária nº 205/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que considera de utilidade pública a Associação de Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Alagoas.

Projeto de lei ordinária nº 207/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o Título de Cidadão Honorário ao doutor Fábio Biscegli Jatene.

Projeto de lei ordinária nº 994/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera de utilidade pública a Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Maceió.

Projeto de lei ordinária nº 1035/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que considera patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas o "Boi do Canário" do município de Pilar.

Matérias aprovadas em turno único:

Requerimento nº 82/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as garantias de proteção à dignidade humana.

Requerimento nº 83/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando a realização de sessão especial para discutir sobre os 33 anos do Instituto Nacional de Seguridade Social: perspectivas para a retomada da valorização das políticas previdenciárias no Governo Lula.

Matérias discutidas em turno único:

Indicação nº 29/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação que promovam, no âmbito da rede estadual de ensino, a Olimpíada Estadual de Informática.

Indicação nº 30/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Segurança Pública que providenciem a aquisição de veículos blindados e renovação do armamento dos órgãos de segurança pública do Estado.

Indicação nº 89/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude a elaboração de um edital de incentivo para que as empresas patrocinem atletas e federações do esporte amador.

Indicação nº 90/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos a capacitação, em empreendedorismo feminino, para as mulheres socioeconomicamente vulneráveis do Conjunto Dubeaux Leão, em Maceió.

Indicação nº 116/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado, ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a instalação de placas de sinalização e a devida iluminação da rodovia AL-101 Sul, no trecho entre a ponte Divaldo Suruagy e acesso à Barra de São Miguel.

Indicação nº 117/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Prevenção à Violência a expansão do Programa Ronda do Bairro para a cidade de Marechal Deodoro.

Indicação nº 118/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), solicitando ao Governo do Estado e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) a poda da vegetação às margens da estrada que liga as cidades de Atalaia e Quebrangulo.

Indicação nº 120/2023, de autoria do deputado Francisco Tenório (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Infraestrutura a pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado de Piau à cidade de Inhapi, conhecida como "Estrada do Feijão".

Indicação nº 123/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Infraestrutura a revitalização do Papódromo - Santuário da Misericórdia de Maceió, situado no bairro do Vergel do Lago.

Indicação nº 124/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PP), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação autorização para uso do espaço físico do Ginásio do Sesi para a comemoração dos 25 anos de episcopado do arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz.