Projeto cria comenda em homenagem a personalidades eclesiásticas
Durante a sessão desta quarta-feira, 16, o Plenário da Assembleia Legislativa apreciou 20 matérias, entre elas, o projeto de resolução nº 120/2024, de autoria do deputado Remi Calheiros (MDB), que dispõe sobre a criação da Comenda Pastor Solon Teixeira, destinada a homenagear, em vida, pelo feito e dedicação de personalidades eclesiásticas da fé cristã católica e evangélica. A matéria que recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça foi aprovada em primeiro turno.
Solon Teixeira nasceu no dia 24 de julho de 1927, na cidade de Arcoverde, em Pernambuco. Aos dezoito anos veio para Alagoas, onde trabalhou na pavimentação de rodovias federais. Depois de alguns anos, foi contratado pela Chesf, onde trabalhou como auxiliar de escritório por vinte e quatro anos. “Em 06 de abril de 1946, foi batizado pelo Espírito Santo, no Culto em um casebre de taipa, no povoado de Capim, entre Santana do Ipanema e Canapi. No dia 25 do mesmo mês, foi batizada nas águas no tanque batismal na Congregação em Mata Grande, em cerimônia realizada pelo Pastor Anibal Feitosa. Em 1947, foi escolhido para ser auxiliar do Pastor José Antônio, no povoado de Coité, em Campo Alegre”, destaca Remi Calheiros em sua justificativa
Em junho de 1975, veio para Maceió, onde atuou como secretário da igreja, na gestão do Pastor Manoel Pereira Lima, Presidente da Assembleia de Deus do Estado de Alagoas. No dia 29 de junho de 1975, tomou posse na Assembleia de Deus no Tabuleiro dos Martins e precisou se mudar para a capital definitivamente. No dia 26 de fevereiro de 1977, chegou ao campo de Viçosa, em substituição do evangelista Manoel Francisco da Silva.
Em 18 de janeiro de 1980, chegou a Paripueira, onde permaneceu até 26 de abril de 1983, quando assumiu a congregação em Joaquim Gomes. No dia 15 de agosto de 1983, chegou em São José da Laje. Neste campo permaneceu quatro anos. De lá foi transferido para Matriz de Camaragibe, onde permaneceu mais quatro anos, e por último em São Luiz do Quitunde, onde construiu aproximadamente seis templos.
Em 1999, descobriu um câncer e precisou se operar no ano seguinte. Partiu para eternidade no dia 05 de abril de 2001, deixando a mulher, os filhos, os netos, bisnetos e todo um legado de bom testemunho por onde passou.
A matéria foi aprovada em primeiro turno. Acompanhe os demais projetos analisados em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de resolução nº 81/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), queconcede a comenda de Mérito Vera Arruda à empreendedora alagoana Maria Luana Cícera da Silva Souza.
- Projeto de lei ordinária nº 816/2024, de autoria do deputado Gilvan Barros Filhos (MDB), que considera de Utilidade Pública estadual a Associação Comunitária dos Produtores do Canal do Sertão do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 861/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que inclui a Semana Mulheres na Política no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 870/2024, de autoria do deputado Francisco Tenório (Progressistas), que considera de Utilidade Pública a Associação do Centro de Apoio às Famílias e Amigos do Jacintinho.
- Projeto de lei ordinária nº 886/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que considera de Utilidade Pública do Instituto Unidade Integrada Social Sustentável.
- Projeto de lei ordinária nº 967/2024, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), queconsidera de Utilidade Pública estadual a Associação da Terceira Idade Coração Valente.
- Projeto de lei ordinária nº 981/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que reconhece como Patrimônio Cultural do Estado de Alagoas o Projeto Raízes de Arapiraca,
Matérias votadas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 116/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui a Medalha de Mérito Isac Jacson, para homenagear personalidades com destaque na defesa dos direitos dos trabalhadores no Estado de Alagoas.
- Projeto de resolução nº 114/2024, de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), que concede Comenda Hélvio Auto ao médico Luiz Augusto Carneiro d'Albuquerque.
- Projeto de resolução nº 111/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que concede a Comenda Doutor Ib Gatto Falcão ao médico Paulo Luiz Teixeira Cavalcante.
- Projeto de resolução nº 109/2024, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede a Comenda Ledo Ivo à senhora Jacy de Araújo Azevedo.
- Projeto de resolução nº 102/2024, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que concede a Comenda do Mérito Esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo à senhora Miriam da Silva Monte.
- Projeto de lei ordinária nº 819/2024, de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), que dispõe sobre a suspensão de prazos dos processos administrativos no âmbito da administração pública estadual, entre 20 de dezembro e 20 janeiro.
- Projeto de lei ordinária nº 863/2024, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que inclui no Calendário Turístico e de Eventos Oficiais do Estado a Encenação da Última Execução por Pena de Morte no Brasil, acontecida na cidade de Pilar.
- Projeto de lei ordinária nº 922/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a concessão do título de utilidade pública para a Associação dos Comerciantes Eventuais de Maceió.
- Projeto de lei ordinária nº 941/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que inclui a "Semana da Feira das Famílias Atípicas Empreendedoras", no calendário oficial de eventos do Estado.
- Projeto de lei ordinária nº 946/2024, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que considera de Utilidade Pública estadual a Associação Empresarial e Turística da Rota Ecológica dos Milagres.
- Projeto de lei ordinária nº 963/2024, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que declara de utilidade pública o Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro.
Matéria votada em turno único:
- Indicação nº 1101/2024, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), solicitando ao governador do Estado e ao DER/AL a restauração asfáltica da rodovia AL 101-Sul, no trecho entre os municípios de Roteiro e o povoado Pontal da Barra, em Coruripe.