Discutido projeto que obriga publicação de alteração de tarifas cobradas pelas prestadoras de serviços públicos

por Comunicação/ALE publicado 19/02/2025 18h24, última modificação 19/02/2025 18h24

Na primeira sessão ordinária de 2025, os parlamentares presentes apreciaram 10 itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 228/2023, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (PP). O texto, discutido em primeiro turno, dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação dos cálculos de reajuste, revisão ou alteração tarifária pelas prestadoras de serviços públicos delegados.

Os serviços públicos delegados compreendem rodovias concedidas sujeitas à fiscalização estadual; transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros; e serviços públicos de saneamento básico sujeitos à fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), compreendendo o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário.

Segundo Gabi Gonçalves, seu projeto obriga as prestadores de serviços a divulgarem, em Diário Oficial e em seus sites, os cálculos de revisão, alteração e reajuste das tarifas cobradas da população pela utilização dos serviços, assim como divulgar histórico dos cálculos e a evolução das revisões. "A medida busca fornecer aos consumidores e à população informações claras e de fácil acesso sobre a composição das tarifas dos serviços públicos, possibilitando fiscalização quanto aos critérios de reajuste e revisão das tarifas", justifica a deputada, acreditando que estas informações poderão subsidiar a sociedade na cobrança ao Poder Público quanto aos critérios utilizados para definir o aumento das tarifas previstos.

O projeto precisa passar por duas votações, além de mais uma discussão, antes de ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção. Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 1099/2024, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que dispõe sobre a inclusão, na Carteira de Identidade ou em outro documento de identificação pessoal, de informações sobre deficiência, doença grave ou outra condição incapacitante ou limitante de caráter permanente. 

- Projeto de lei ordinária nº 1085/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto Barão de Água Branca. 

- Projeto de lei ordinária nº 899/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que dispõe sobre a salvaguarda e o incentivo da capoeira no Estado de Alagoas. 

- Projeto de lei ordinária nº 830/2024, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui o selo "Empresas Contra o Aedes Aegypti" no âmbito do Estado de Alagoas. 

- Projeto de lei ordinária nº 792/2024, de autoria do deputado Fernando Soares (Progressistas), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Incentivo ao Sistema Orgânico de Produção Agropecuária Industrial no âmbito do Estado de Alagoas. 

- Projeto de lei ordinária nº 768/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui o Dia Estadual de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura no âmbito do Estado de Alagoas 

- Projeto de lei ordinária nº 744/2024, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que institui como atividade extracurricular o ensino do jiu-jitsu, a ser disseminado e praticado nas unidades de ensino da rede pública estadual de ensino do Estado de Alagoas. 

- Projeto de lei ordinária nº 710/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste-Pronor. 

- Projeto de lei ordinária nº 508/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que institui mecanismo de controle do patrimônio público, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para prestar serviços de forma contínua, no âmbito dos Poderes públicos do Estado de Alagoas.