Padre Alex Sandro Rufino é homenageado com a comenda Lêdo Ivo

por Comunicação/ALE publicado 17/06/2024 17h12, última modificação 17/06/2024 17h12

Em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 17, o padre Alex Sandro Rufino da Silva recebeu a comenda Lêdo Ivo pelos seus serviços prestados no meio cultural e literário alagoano. O propositor da homenagem ao religioso foi o deputado Dudu Ronalsa (MDB). "O padre Rufino, natural de São Luis do Quitunde, é escritor, professor, poeta, filósofo e teólogo, com formação Filosófica e Teológica, em preparação para as Ordens Sacras no Seminário Arquidiocesano de Maceió", afirmou o deputado.

"Alex Sandro Rufino é uma pessoa que sabe evangelizar e que sempre fez um trabalho belíssimo por onde passou", prosseguiu Ronalsa, enaltecendo a obra literária do homenageado. "Ele escreve livros que contribuem muito para a sociedade. Cada trabalho realizado compreendeu estudos, pesquisas, e buscas", concluiu o deputado, que presidiu a sessão de entrega da Comenda.

O reverendo agradeceu pelo reconhecimento dos seus trabalhos culturais e literários. "Dou uma pequena contribuição na produção literária e não sei se teria tanto para ser digno desta honraria, mas o espírito que invade meu ser é de alegria e de contentamento", disse Rufino. "Estou, claro, feliz pela escolha do meu nome. Há tantos nomes no nosso Estado de Alagoas e o meu, com tanta simplicidade, acabou sendo escolhido para ser homenageado", prosseguiu o reverendo.

Presente na sessão, o padre José Augusto Silva Melo, vigário geral da Arquidiocese de Maceió, declarou estar feliz com a tradição do clero de seguir contribuindo para o engrandecimento da cultura do Estado. "Nos reunimos aqui para continuar nessa experiência, com nosso clero jovem também dando a sua contribuição na promoção da cultura", disse. "Nos sentimos felizes e confirmamos que, de fato, o padre Alex Sandro Rufino é merecedor dessa comenda, que muito nos honra também, pois Lêdo Ivo teve uma contribuição grandiosa para a literatura e para a história do nosso Estado", concluiu o padre José Augusto.

Para o presidente da Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Suarez Melo, "o padre Alex Sandro Rufino, além de ser um reverendo católico e que presta serviços à sociedade, é também um exímio escritor. Escreveu sobre duas comunidades alagoanas de grande destaque: São Luís do Quitunde e Maragogi, duas cidades históricas e que têm renomados nomes da literatura".

Completaram a mesa de honra o professor Álvaro Queiroz da Silva, representante do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e a professora e escritora Isvânia Marques da Silva, presidente da Academia Palmeirense de Letras.