Pandemia: Ricardo Nezinho prega união de esforços e cita exemplo de cidade do Piauí

por Comunicação/ALE publicado 20/05/2020 15h11, última modificação 20/05/2020 15h11

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) cobrou a união de forças dos governos Federal, Estadual e Municipal no enfrentamento ao Covid-19. O parlamentar citou o exemplo da cidade de Floriano (PI), onde os pacientes recebem tratamento ao aparecer os primeiros sintomas da doença. Lá, eles estão usando nesta fase a cloroquina e azitromicina, através da rede de Atenção Básica de Saúde do município. “A grande esperança na luta contra a pandemia, neste momento, é na atenção básica em que os agentes podem, através de orientação médica, passar medicamentos antes que o paciente tenha sintomas mais fortes e suas imunidades ainda estão fortes”, disse Nezinho.

Ainda em sua fala, o deputado explicou que, se o paciente for atendido nesta primeira fase da doença, normalmente não precisará ser encaminhado a um hospital de campanha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, muito menos, a uma UTI. “É com este raciocínio que prego sempre a união. O município precisa estar presente através do Programa de Saúde da Família (PSF), com agentes de saúde e de endemias fazendo visitas diárias nos lares das pessoas e vendo como elas estão de saúde, verificando, inclusive, a temperatura”, afirmou.

Por fim, o deputado disse que se faz necessário detectar os primeiro sintomas. “Isso, com certeza, evitaria vários internamentos, inclusive com o uso de aparelhos respiratórios. Vamos atuar nos primeiros sintomas para depois, se precisar, usar os hospitais de campanhas e as UTIs. É uma guerra que as grandes potências mundiais estão perdendo e que Alagoas pode ganhar, se atuar na fase inicial”, concluiu.