Parlamentares analisam resultados das urnas

por Comunicação/ALE publicado 17/11/2020 14h25, última modificação 17/11/2020 15h04

As eleições municipais ocorridas no último domingo, 15, foram destaque no plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão plenária desta terça-feira, 17. Os deputados parabenizaram os eleitos, especialmente ao deputado Marcelo Beltrão (PP), que conquistou a prefeitura de Coruripe. Foram unanimes em dizer que o pleito foi tranquilo e parabenizaram o colega de plenário, deputado Davi Davino Filho (PP), candidato a prefeito de Maceió. Davino ficou em terceiro lugar, obtendo 25,51% dos votos dos maceioenses. De acordo com os parlamentares, Davi Davino entrou desacreditado e alcançou uma votação expressiva.

“Um cara do bem, que vem trabalhando por Maceió e por Alagoas e fez muito mais do que o esperado (nas urnas). Enquanto muitos diziam que era apenas uma campanha de fachada, por pouco não chegamos no segundo turno. Mostramos que o trabalho social de quem faz o bem tem reconhecimento da sociedade alagoana”, assim declarou o deputado Léo Loureiro (PP), parabenizando o colega de legenda pelo desempenho e ao primo Aldo Loureiro, que conquistou uma cadeira na Câmara de Maceió.

O deputado Tarcizo Freire (PP), que concorreu à prefeitura de Arapiraca, aproveitou a oportunidade para agradecer aos eleitores, aos colaboradores de sua campanha e parabenizou ao prefeito eleito, Luciano Barbosa, pela vitória. “Que ele faça uma boa gestão e que a Justiça Eleitoral reconheça a vontade popular. Assim é a democracia”, disse Freire, informando que dará continuidade ao seu trabalho em prol do povo alagoano. A deputada Ângela Garrote (PP) parabenizou a todos os vencedores das eleições e se solidarizou com aqueles que não obtiveram êxito nas urnas.

Já o deputado Davi Maia (DEM) criticou o uso da máquina pública durante a eleição de Maceió. Ele agradeceu aos alagoanos que aprovaram candidaturas a prefeitos em Quebrangulo, Paulo Jacinto e, especialmente, em Maceió, onde, segundo Maia, o Governo do Estado vem praticando um dos maiores crimes eleitorais da história da política alagoana. “Nunca se viu numa eleição o uso da máquina pública como está acontecendo nesta eleição. Já distribuíram cestas básicas, anteciparam o 13º salário do servidor, no intuito de enganar a população alagoana, e já pressionaram os cargos em comissões e efetivos que têm alguma gratificação”, acusou o democrata, assegurando que todas as denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público e à Justiça eleitoral.

Vencedora no município do Pilar com a reeleição do filho, Renato Canuto, a deputada Fátima Canuto (PRTB) agradeceu aos alagoanos que acreditaram no seu trabalho em outros municípios, como Atalaia, São Miguel dos Campos, Inhapi e Mar Vermelho, que votaram nos candidatos apoiados por ela. “É o reconhecimento do trabalho prestado. Gostaria também de parabenizar o deputado Davi Davino pela linda campanha, apesar de estarmos em palanques diferentes”, disse a parlamentar.

Assim como a colega de plenário, o deputado Galba Novaes (MDB) destacou o desempenho dos colegas nas urnas e, principalmente, do seu partido, o MDB, que mais conquistou prefeituras em Alagoas. O deputado Cabo Bebeto (PTC) iniciou sua fala deixando uma mensagem aos que não conseguiram se eleger, observando as dificuldades, sobretudo financeiras, de conduzir uma campanha política. “Apoiei bons nomes aqui em Alagoas. A gente sabe as dificuldades de uma eleição, mas quero dizer que não desanimem”, ressaltou o parlamentar.

Parabenizando a todos os colegas, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) avaliou que a democracia saiu ganhando, e que o deputado Davi Davino, apesar de não conseguir disputar o segundo turno, representou positivamente a Casa de Tavares Bastos, com proposições positivas e uma campanha limpa. Nezinho parabenizou o vice-governador Luciano Barbosa pela vitória em Arapiraca, numa composição que tem a irmã de Nezinho, Rute Nezinho, como vice-prefeita eleita.

Assim como os demais, o deputado Dudu Ronalsa (PSDB) destacou a vitória da democracia nas eleições e agradeceu a população de Maceió pela eleição de sua irmã, Gaby Ronalsa, que ganhou uma das 25 cadeiras da Câmara de Maceió.

Por fim, o prefeito eleito de Coruripe, deputado Marcelo Beltrão, agradeceu aos eleitores pela vitória e aos colegas de plenário. “Coruripe deu a resposta da verdadeira democracia. Foram 16.038 votos de credibilidade. Tivemos a vitória do povo, um grito de libertação, ao qual tive que incorporar um sentimento que permeava toda a população: fé e esperança para o povo de Coruripe”, disse o parlamentar.