Parlamentares cobram do Executivo resposta sobre requerimentos e indicações

por Comunicação/ALE publicado 31/03/2020 13h04, última modificação 31/03/2020 13h04

Parlamentares cobram do Governo respostas para os requerimentos e indicações apresentadas durante as plenárias virtuais, no intuito de auxiliá-lo a proporcionar à sociedade melhores condições de enfrentamento ao coronavírus no Estado de Alagoas. A primeira  a abordar a questão foi a deputada Jó Pereira (MDB). Ela solicitou ao presidente do Legislativo, deputado Marcelo Victor, que representa o Parlamento no Comitê de Crise para o Enfrentamento do Coronavírus, que encaminhe as demandas dos deputados ao Executivo, para que retorne-as através de projetos de lei ou justificativas da não adoção das medidas propostas.

"Nós sabemos que a competência legislativa desta Casa tem limites constitucionais, mas é importante que o Parlamento esteja ativo. Não apenas discutindo indicações, mas debatendo efetividades de tomadas de decisões", observou a deputada, destacando o empenho dos parlamentares em querer contribuir de forma positiva para minimizar os efeitos da crise sanitária e econômica provocadas pela pandemia do coronavírus. "Por isso apelo para que as discussões que estamos tendo virtualmente, se tornem, efetivamente, medidas práticas no dia a dia do cidadão. E que essas demandas sejam respondidas em tempo hábil", completou Jó Pereira.

Outro que se posicionou sobre o assunto foi o deputado Inácio Loiola (PDT). Ele endossou a fala de Jó Pereira e observou que o Parlamento alagoano pode contribuir muito com o Poder Executivo. "Muitas vezes as nossas proposições são aprovadas, mas o Governo nem se quer toma conhecimento. Não valoriza nossos requerimentos e/ou proposições. Temos uma Casa eclética e tenho certeza absoluta que se o Governo ouvisse o Legislativo, tínhamos muito a contribuir para o desenvolvimento do Estado", declarou Loiola, cobrando o entendimento do Executivo estadual.

Porém, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, fez questão de salientar que o Governo de Alagoas tem adotado várias sugestões e opiniões propostas pelo parlamentares. "Várias, inúmeras. Isso tem que se levar em consideração. Temos um limite constitucional de atuação, imposto pela independência dos Poderes", observou Victor. "Mas ele (Poder Executivo) vem adotando várias iniciativas dos senhores deputados, em diferentes momentos", afirmou. "Ao tempo que quero parabenizar a todos por terem dedicado tempo e suas habilidades para proporem medidas tão importantes para Alagoas", agradeceu o chefe do Legislativo.