Parlamentares participam de palestra do ministro emérito Joaquim Barbosa

por Comunicação/ALE publicado 02/06/2016 16h50, última modificação 02/06/2016 18h15

No penúltimo dia da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada que está sendo realizada na cidade de Aracaju, o destaque ficou por conta da palestra do ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que abordou o tema: “Desenvolvimento e Segurança Pública”.

Barbosa destacou que o Brasil é um país que peca pela falta de um modelo educacional e que precisa de um quadro institucional favorável. “A segurança jurídica é fator essencial, pois o direito rege nossas vidas do nascimento ao último suspiro, rege nossos passos, nossa vida afetiva, econômica, todas essas relações são objeto de normatização e enquadramento jurídico”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, Barbosa declarou que é preciso que haja regra que discipline o poder político, de forma transparente, que garanta ao cidadão ser bem representado por quem toma decisões em seu nome. “As instituições devem assegurar o cumprimento da lei em todas as esferas”, explicou. O ex-ministro também criticou mudanças do sistema político. “O curioso é que volta e meia aparece alguém buscando atender a interesses personalíssimos ou de grupos desprovidos de meios de ascender ao poder por processo democrático. É inadmissível um país com o peso do Brasil, com a grande democracia, uma improvisação de um sistema que, mal ou bem, vem funcionando”, afirmou.

Por fim, Joaquim Barbosa, disse que todos têm que lutar muito, como cidadão, para que o país não trilhe o retrocesso. “É um momento bastante sensível este que nós vivemos. Como explicar às pessoas, ao mundo, aquilo que uma boa parcela da nossa população não conseguiu explicar e não conseguiu digerir? O país vai suportar conviver nessa dúvida durante dois anos e sete meses? Tudo isso tem um impacto muito grande em sua economia e no desenvolvimento do país”, disse.

Vários deputados de Alagoas assistiram a palestra do ex-ministro. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) destacou que a palestra foi bastante importante, principalmente porque ele fez uma análise da conjuntura atual do País mostrando os perigos jurídicos da realidade política, econômica e social do Brasil. “Pudemos aproveitar bastante a palestra já que Joaquim Barbosa tem uma visão mais aprofundada do tema e que, sem dúvidas nenhuma, engradece a participação dos parlamentares alagoanos”, afirmou.

Na mesma linha, o deputado Tarciso Freire (PP) também enfatizou a importância do tema da palestra e disse que a presença de Joaquim Barbosa engrandeceu o encontro. “Nosso País precisa ser passado a limpo verdadeiramente, com reformar e sem corrupção para que possamos caminhar no trilho do desenvolvimento social e econômico. A população clama por isso”, destacou.

Ainda neste penúltimo dia, os deputados puderam participar de uma Mesa Redonda que teve como tema as “perspectivas políticas e econômicas: consequências e oportunidades” que teve como participantes o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola e o ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A mediadora foi a jornalista Salete Lemos.