Parlamento concede o título de Cidadão Honorário ao advogado e Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Ademir Cândido da Silva
Em sessão especial realizada na tarde desta sexta-feira, 24, foi outorgado o título de Cidadão Honorário ao advogado paulista Ademir Cândido da Silva, eleito pelos seus irmãos maçons como Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil. A honraria proposta pelo deputado Inácio Loiola (MDB) enaltece a carreira do jurista, que teve sua vida dedicada ao respeito e os direitos dos indivíduos, da sociedade e ao desenvolvimento da Nação. Por todo serviço em favor do Estado de Direito, o Poder Legislativo do Estado de Alagoas concede o título de Cidadão Honorário ao nobre advogado.
"O Grande Oriente do Brasil é a maior autoridade de maçonaria dentro do País, possuindo um trabalho relevante, sem aparecer, voltado para humanidade, principalmente aqui em Alagoas. Por isso nosso Parlamento, sob o comando do presidente Marcelo Victor (MDB), reconhece por unanimidade a concessão da honraria ao Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), o doutor Ademir Cândido da Silva", disse o parlamentar, sobre o incontestável merecimento do homenageado.
"Por todo o seu serviço em favor do Estado de Direito, fundamentado na união e convivência fraterna do povo brasileiro e, sobretudo, na sua contribuição para com a plenitude do exercício da cidadania, por meio da busca incessante pela justiça, é que o Poder Legislativo do Estado de Alagoas concede o título de Cidadão Honorário ao soberano irmão Ademir Cândido da Silva", concluiu Loiola.
Antes da outorga, ele ainda citou um dos patrimônios da literatura, jornalismo e política alagoana, Jayme de Altavilla: "[Quando eu morrer, você diga aos que perguntarem por mim que eu morri como nasci.] E o nobre irmão vai dizer, a partir de hoje, que além de paulistano, paulista e brasileiro, também é alagoano", encerrou Loiola.
Recebedor do título, o doutor Cândido mostrou-se igualmente surpreso e feliz com a homenagem. "É muita satisfação estar em Alagoas, terra de Deodoro, da Fonseca e de Floriano. Agradeço imensamente o proponente do projeto de lei ordinária, nosso irmão, deputado Inácio Loiola", disse o homenageado, dedicando eterna gratidão aos deputados da Casa, que votaram em seu nome. "A homenagem que hoje recebo faz com que me sinta acolhido neste Estado. É com profunda gratidão que eu garanto a todo o povo de Alagoas que estarei sempre em consonância e defendendo, dentro da minha competência, essa terra", prosseguiu o Grão-Mestre. "A maçonaria do Grande Oriente do Brasil tem mais de 200 anos, é a mãe da maçonaria brasileira e, para mim, é uma honra estar Grão-Mestre, especialmente com essa homenagem", reforçando defender com unhas e dentes os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.
O vice-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa, também Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil em Alagoas, completou com palavras graciosas ao homenageado e à ordem maçônica. "É um grande feito para a maçonaria alagoana, pois isso mostra que nós estamos afinados com a estrutura federal, liderada por nosso Grão-Mestre Ademir, que controla os 27 Estados", destacou o desembargador. "Nós estamos na linha de frente, realizando uma interligação entre a sociedade e os Poderes, no sentido de que as ações sociais possam acontecer. Estamos unidos e queremos o melhor para Alagoas", encerrou Otávio Lessa.
Homenagem a Loiola
O deputado Inácio Loiola ainda recebeu, do Grande Oriente do Brasil, por meio do ato 4.616, de 23 de maio de 2024, o título de Amizade Maçônica, pelos relevantes serviços emprestado à ordem, à pátria e à humanidade. O título foi assinado por Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral, Paulínio Gomes de Oliveira, secretário-geral de Administração e Patrimônio, e Mário Monteiro Chaves, secretário-geral da Guarda dos Selos. "Não podemos falar na história da humanidade sem falar dos antigos romanos", ressaltou o deputado, ao término da sessão. "Naqueles dias de glória e conquista, os antigos romanos marcavam dias especiais com pedra branca. E no dia de hoje, nesta Casa Legislativa, nós vamos marcar com pedra branca. Foi uma honra para todos nós!", enfatizou o deputado.
Completaram a composição da mesa de honra o deputado Cabo Bebeto (PL); Eduardo Teixeira da Silva, Grão-mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil; Jorge da Guia Filho, Sereníssimo Grão-mestre da GLOMEAL (Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas); Ricardo Volpi Maciel, presidente soberano da Assembleia Federal Legislativa Maçônica; e Moab Leite Pessoa, presidente da poderosa Assembleia Estadual Legislativa Maçônica.
O homenageado
Ademir Cândido da Silva nasceu no dia 14 de dezembro de 1952, na cidade de São Paulo. É casado e pai de quatro filhos e seis netos; advogado com escritório próprio desde 1980, com banca de advogados atuante em todo o território brasileiro; bacharel em Administração - graduado pela Faculdade Senador Flaquer; bacharel em Direito - graduado pela Universidade Braz Cubas; possui diploma de Doutor “Honoris Causa” - outorgado pela UNISCECAP; possui especialização em Direito nas áreas de Direito Constitucional, Direito Civil e Processo Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho e cursos de extensão na área do Direito e atividades profissionais; também é Embaixador da Paz - Federação para Paz Universal, organismo ligado à ONU; presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo; Cidadão Honorário de vários municípios brasileiros.