Parlamento entrega comenda ao médico alagoano Adávio de Oliveira e Silva

por Comunicação/ALE publicado 23/08/2024 11h29, última modificação 23/08/2024 11h29

Por iniciativa do deputado Doutor Wanderley (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 23, uma sessão solene para entregar a comenda Dr. Hélvio Auto ao médico alagoano Adávio de Oliveira e Silva, pelos relevantes serviços prestados em prol da medicina alagoana. Por motivo de saúde, o homenageado não pode comparecer à solenidade e foi representado pelo seu irmão, Dr. Luiz de Souza Silva Júnior. A sessão contou com as presenças de Nilza Maria Martins Amaral, da Academia Alagoana de Educação; Élvio Chagas Ferro, representando o Conselho Regional de Medicina em Alagoas; Gerson Odilon Pereira, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; Leila Maria Tojal, representando a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia; Jorge Luiz Soares, da Academia Maceioense de Letras; Rita Correia, médica e ex-vereadora por Maceió; além de amigos, familiares e ex-alunos do homenageado.

Em pronunciamento, Doutor Wanderley destacou que a homenagem é uma forma de retribuir e agradecer o trabalho desenvolvido pelo médico Adávio de Oliveira e Silva, que sempre engrandeceu a medicina nacional, além de ofertar vasta contribuição à área acadêmica. “Nosso homenageado fez sua carreira médica em São Paulo e é um orgulho para Alagoas. Ele tem todas as titulações acadêmicas que a gente possa imaginar e criou um centro especializado em hepatologia e doenças do fígado, uma referência nacional. Mesmo tanto tempo fora, não perdeu a alagoanidade, já que atende a todos os alagoanos que o procuram em São Paulo, sendo sempre uma pessoa muito gentil”. Doutor Wanderley disse ainda que tentou trazer o Dr. Adávio pra Maceió, há uns 40 anos, quando foi criado o Hospital do Sesi e as doenças hepáticas eram muitas em Alagoas, mas que não foi possível porque o hospital não atendia pelo SUS, onde cerca de 90% da população depende desse sistema.

Luiz de Souza agradeceu ao Parlamento alagoano, em especial ao Doutor Wanderley, e disse que infelizmente seu irmão não pode estar nesta solenidade por motivo de saúde. Na ocasião, ele também leu um discurso em nome do homenageado. “Como médico, Dau, como é conhecido, não mede esforço para curar seus pacientes. Ele sempre fez muito bem feito tudo que se propunha a fazer, mas o que ele fez de melhor foi a medicina. Estudava incansavelmente e até hoje continua fazendo isso. Como médico alcançou os maiores títulos como o de Livre Docente, escrevendo mais de oito livros de medicina, incontáveis palestras, não apenas no Brasil, mas também no exterior, chegando a alcançar o prêmio de professor honoris causa, o maior título da medicina brasileira. Portanto, para mim é uma honra imensa estar representando Dau nesta solenidade”, ressaltou.

Currículo

Graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa de Gastroenterologia (Ibepege). Especialista em Hepatologia pela Associação Médica Brasileira. Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a defesa da tese "Rim na esquistossomose mansônica humana. Contribuição ao estudo de lesões glomerulares". Professor Livre Docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Diretor do Centro Terapêutico Especializado em Fígado da Real Benemérita Sociedade de Beneficência Portuguesa de São Paulo. Sócio Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Sócio Titular da Sociedade Brasileira de Hepatologia, além de professor e coordenador do Curso de Pós-graduação da Clínica Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Participação em bancas de dissertações e teses de doutorado, orientador de dissertações de mestrado dos cursos de pós-graduação do Ibepege e Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Publicação de capítulos de livros nacionais e internacionais da especialidade e de 7 livros de sua autoria, bem como de artigos da área publicados em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas em bases de dados, todos voltados à hepatologia.