Parlamento homenageia presidente da Conafer com a Comenda Otávio Brandão
Atendendo a Resolução nº 7/2023, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta sexta-feira, 24, uma sessão especial para entregar a Comenda de Mérito Ambiental Otávio Brandão ao presidente da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes, em reconhecimento aos diversos atos praticados de relevante interesse social para o desenvolvimento do Estado e sua atuação reconhecida em todo o território nacional em defesa do setor agrofamiliar. A sessão contou com a presença do deputado Remi Calheiros (MDB) e de dezenas de agricultores familiares de Alagoas.
O propositor da sessão, deputado Inácio Loiola, explica que o segmento econômico da agricultura familiar é composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nacional, o que garante a segurança alimentar de mais de 70% da população. O parlamentar destacou que Carlos Lopes é reconhecido em âmbito nacional por sua atuação e comando da Conafer, há pelo menos uma década, e que neste tempo vem angariando excelentes relações institucionais com os setores públicos e privados de todo o País.
"O Brasil tem todas as condições para se tornar o maior produtor de alimentos do planeta. A base fundamental para isso é a agricultura familiar e, neste sentido, o senhor Carlos Roberto Lopes é um incansável defensor do pequeno produtor brasileiro, responsável não só por valorizar o trabalho das famílias, mas também por buscar novas formas de incentivo e valorização daquilo que temos de melhor. Por isso, nada mais justo que esta Casa faça a homenagem”, enfatizou Inácio Loiola.
O homenageado agradeceu ao Parlamento alagoano e, em especial, ao deputado Inácio Loiola. Ele ressaltou estar feliz com o reconhecimento público do seu trabalho e que este é um momento especial em sua vida. “O que está sendo homenageado é um trabalho e a forma de se fazer um ativismo de inclusão de pessoas. Isso me anima para que esse trabalho tenha continuidade, trabalho este que vai dos lavradores até os pecuaristas, dos indígenas até os pescadores e do povo quilombola até as comunidades rurais. Vamos continuar, por meio da Conafer, nessa política de agregar pessoas e trabalho em defesa da agricultura familiar”, disse.
O presidente da Federação da Agricultura Familiar Empreendedores Rurais de Alagoas, Webert Carvalho, lembrou que o Estado vem sendo beneficiado com ações da Conafer, com melhoramento genético, acesso de crédito aos trabalhadores e aposentadoria dos agricultores. “Temos em Alagoas, por exemplo, acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento e melhoramento genético em mais de 50% dos municípios, envolvendo ribeirinhos, artesões e pescadores. Essa homenagem ao nosso presidente é bastante justa”, completou.
A Conafer é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no País. Ela foi criada para defender o modelo agroecológico, pois entende que se faz necessário cuidar das pessoas e produzir alimentos de qualidade com segurança alimentar, para que as famílias possam ter a garantia da uma boa alimentação. A Conafer tem como princípios o fortalecimento da agricultura familiar, o crescimento socioeconômico do setor, o desenvolvimento cultural, a defesa dos povos originários, a preservação do meio ambiente, a valorização da produção sustentável, dentre outros.