Parlamento realiza sessão itinerante em Arapiraca nesta sexta-feira, 31

por Comunicação/ALE publicado 29/05/2024 18h42, última modificação 29/05/2024 18h42

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira, 31, uma sessão extraordinária itinerante na cidade de Arapiraca, em comemoração aos 100 anos de emancipação política do município. A solenidade acontecerá no prédio-sede da Câmara de Vereadores, a partir das 9h, e será conduzida pelo presidente do Parlamento alagoano, deputado Marcelo Victor. “É um momento extremamente importante em Arapiraca. Contamos com a presença de todos”, convidou Victor.

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) agradeceu a aprovação do projeto de resolução, de sua autoria, que viabilizou a realização de uma sessão extraordinária itinerante, na próxima sexta-feira, 31, na cidade de Arapiraca, às 9 horas, no prédio-sede da Câmara de Vereadores local. A plenária será conduzida pelo presidente do Parlamento alagoano, deputado Marcelo Victor. “É um momento extremamente importante que teremos em Arapiraca e contamos com a presença de todos”, disse Victor.

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29, o deputado Ricardo Nezinho, propositor do projeto de resolução, agradeceu a aprovação da matéria e também aproveitou para convidar os pares e os munícipes a participarem da plenária. “Essa sessão itinerante será histórica para o nosso município, porque é quando a nossa cidade de Arapiraca comemora o seu centenário”, disse Nezinho, explicando que oficialmente a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, no dia 30 de maio de 1924, a emancipação política do município, que naquela época pertencia a Limoeiro de Anadia. Nezinho contextualizou que, de acordo com historiadores, devido a esse período de maio/junho ser um momento chuvoso, o então governador de Alagoas Costa Rêgo, levando em consideração as condições precárias das estradas rumo a Arapiraca, cujo acesso naquele momento era feito através de pontes estreitas, não, foi fazer a emancipação festiva da cidade. “De lá para cá, só comemoramos o aniversário da cidade de Arapiraca no dia 30 de outubro”, explicou.

O parlamentar informou ainda que durante a sessão extraordinária, o presidente da Parlamento alagoano, deputado Marcelo Victor, irá entregar aos deputados presentes um certificado para marcar a data histórica. Na oportunidade, prosseguiu Ricardo Nezinho, a Câmara Municipal de Arapiraca vai homenagear os deputados com a comenda Manoel André, a maior honraria oferecida pelo Legislativo municipal.

Apartes

Os deputados presentes na sessão parabenizaram o município de Arapiraca pelo centenário, assim como o colega Ricardo Nezinho por propor a sessão extraordinária na Câmara Municipal da cidade, neste 31 de maio. Primeiro a falar, Gilvan Barros Filho (MDB) afirmou que Nezinho é um grande representante de Arapiraca e do Agreste alagoano. "O senhor vem fazendo toda a articulação e movimentação para que essa sessão seja feita com a presença máxima de deputados. Fico muito feliz por estar participando de um momento tão importante para a história de Arapiraca, para a história do Parlamento alagoano", elogiou Barros Filho, acrescentando que “Arapiraca é a nossa capital, pois todo mundo que sai de Girau de Ponciano, antes tenta resolver suas coisas em Arapiraca, e quando não consegue vem para Maceió".

Em seguida, o deputado Breno Albuquerque (MDB) lembrou que Ricardo Nezinho é idealizador do projeto Raízes de Arapiraca, que destaca figuras históricas do município. "Essa sessão vai levar a uma moralidade e uma importância muito grande para a Arapiraca. Como diz nosso senador Renan Calheiros, Arapiraca é o coração do Estado de Alagoas e quando Arapiraca está se desenvolvendo, todo o resto do Estado também está", finalizou Albuquerque, parabenizando o colega pela sessão itinerante e, com orgulho, confirmando sua presença.

O deputado Antonio Albuquerque (Rep) agradeceu o convite para a sessão em Arapiraca e destacou o grande respeito que tem pelo município. "Foi em Arapiraca que dei os meus primeiros passos, a cidade que é filha de Limoeiro de Anadia. Limoeiro é o meu berço, minha terra natal, e apesar de não ter conseguido crescer de forma que pudesse se destacar economicamente em Alagoas, hoje pode dizer que teve a alegria e a felicidade de ser a mãe de todas aquelas cidades da região", ressaltou Albuquerque.