Parlamento retoma atividades nesta terça-feira, 15

por Comunicação/ALE publicado 14/02/2022 07h00, última modificação 14/02/2022 18h14

A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta terça-feira, 15, às 9 horas. O retorno das atividades parlamentares acontece por meio de Sessão Solene de instalação dos trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Na oportunidade, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, receberá o governador do Estado, Renan Calheiros Filho, que passará em revista às tropas da Polícia Militar, em frente a sede do Legislativo. O chefe do Executivo virá ao Parlamento para apresentar o Plano de Governo para o exercício de 2022.

A expectativa é a de que este ano seja tão produtivo quanto os últimos três, na avaliação dos parlamentares. Mesmo com 2022 sendo um período atípico, devido a realização das eleições gerais, o Parlamento deverá manter seu ritmo de atividades.

Ao falar de suas expectativas para este ano, o líder da maioria na Casa, deputado Paulo Dantas (MDB), disse que o Parlamento alagoano está focado em trabalhar pautas que garantam a continuidade das obras de infraestrutura e ampliação de programas sociais, a exemplo do cartão CRIA e do Cartão Escola 10. “Alagoas precisa garantir que as políticas públicas não retrocedam e alcancem, principalmente, aquelas pessoas em vulnerabilidade social”, observou. De acordo com ele, outro projeto que deve ser priorizado no plenário do Legislativo é o que trata do reajuste dos vencimentos dos servidores estaduais, a ser enviado pelo governo. “Temos, já de início, que analisar o aumento dos salários dos servidores públicos, após um ano de inflação tão alta”, declarou, informando que tão logo a Casa receba os estudos de impacto financeiro feitos pela equipe econômica do Executivo, a matéria será analisada com muita responsabilidade, para manter o Estado equilibrado na área fiscal, sem esquecer de valorizar o servidor público.

Para o líder do governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV), a expectativa é de que o Legislativo dará continuidade ao volume de trabalho que vem apresentando ao longo dos últimos três anos. “Claro que, por ser um ano eleitoral, existem algumas peculiaridades, mas não irão atrapalhar o andamento das atividades”, avalia Camelo, ressaltando que sob o comando do presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e dos líderes partidários que compõem o Poder, acredita que todas as ações encaminhadas pelo Executivo deverão ser analisadas de forma rápida, para não haver descontinuidade.

O deputado Bruno Toledo (DEM) observou que o Parlamento encerrou a sessão legislativa de 2021 com apreciação de matérias que se encontravam pendentes, incluindo projetos de lei e proposições de autoria dos parlamentares, além de projetos encaminhados pelos demais Poderes. “A última a ser apreciada foi a Lei Orçamentária do Estado de Alagoas para o exercício de 2022, a peça mais importante e que garante o funcionamento do Estado como um todo. Há proposições em tramitação pelas comissões da Casa e estas serão objeto de exame em plenário no momento oportuno, dentro do trâmite regimental”, completou.

De acordo com o deputado Ricardo Nezinho (MDB), este será mais um ano de dedicação e prestação de serviços para o povo alagoano. “Após três anos de trabalho e compromisso com os alagoanos, entramos neste 4° ano legislativo com expectativas positivas, mantendo o foco nas ações para seguir mudando a vida das pessoas, fazendo uma Alagoas melhor e mais justa para todos nós”, disse o parlamentar.

Edson Leite Batista
Edson Leite Batista disse:
15/02/2022 09h28
Senhores deputados, estou com um processo de aposentadoria desde 2013, conforme número 1800-010405-2013 da Seduc, e até o presente não chegou nas mãos do Governador, por favor peçam ao Governador, que seus auxiliares agilizem o andamento desse processo, pois vem sendo descontados os 14% do meu salário desde aquela data. Obrigado. Edson Leite Batista, residente na Vila Kennedy B - 142 Ponta Grossa- Maceió
Leonardo
Leonardo disse:
15/02/2022 19h05
Senhores deputados, favor concluir as votações do PROJETO DE LEI ORDINÁRIA nº 693 de 2021. Que trata sobre a criação de cargos no TCE ALAGOAS, um tribunal que nunca fez um concurso público em sua história é uma vergonha pra o nosso estado de Alagoas.
Comentários foram desativados.