Participação feminina na política é tema de audiência pública

por Comunicação/ALE publicado 10/03/2016 18h49, última modificação 10/03/2016 18h49

A Assembleia Legislativa de Alagoas, através de requerimento apresentado pela deputada Jó Pereira (DEM), a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal e a Presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela promovem, nesta sexta-feira, 11, às 9h, a Audiência Pública “Mais Mulheres na Política – a reforma que o Brasil precisa”. O evento acontece no plenário da Assembleia Legislativa e vai contar com a palestra do cientista político Ranulfo Paranhos. O evento deve reunir representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e de órgãos e instituições que contam com a gestão de mulheres.

“Estaremos recebendo mulheres de todo o Estado com o objetivo de trazer a mulher para o cenário político alagoano. Estamos em um ano eleitoral e a mulher precisa conscientizar-se do espaço de poder que ela pode ocupar dentro desse cenário. E não é apenas um espaço de oportunidades e sim de tentarmos juntas conquistarmos dias melhores não só para nós mulheres como para todos os alagoanos. A posição feminina junto com a masculina se complementam e, com certeza, somos o alicerce de um mundo mais justo, mais humano e mais cidadão”, pontuou a deputada Jó Pereira.

O tema proposto já vem sendo discutido no país através de um movimento iniciado em março de 2015 pela bancada feminina do Congresso Nacional, em favor da reserva de cadeiras para mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro. Hoje a média de mulheres nas casas legislativas é de 10%, apesar de elas serem cerca de 52% do eleitorado e 40% da força produtiva nacional.

A proporção de mulheres eleitas em Alagoas diminuiu de 13,2%, em 1998, para 5,1%, em 2002, ficando 7,9% em 2006, indo aos 10,3%, em 2010, e voltando aos 7,3%, em 2014. Atualmente, apenas 15% dos 1.189 cargos eletivos disponíveis são exercidos por mulheres. O estado não registra representantes do sexo feminino nem no Senado Federal nem na Câmara dos Deputados. Renilde Bulhões Barros é a primeira suplente do senador Fernando Collor. Os demais senadores não têm suplentes do sexo feminino. É de se ressaltar que isso ocorre num cenário em que 53% do eleitorado é composto por mulheres. Apenas uma mulher chegou ao Senado Federal, a atual vereadora Heloísa Helena, que exerceu o cargo de 1999 a 2007.

A primeira deputada federal eleita na história de Alagoas foi Ceci Cunha, em 1994. Na bancada estadual, apenas dois dos 27 cargos são ocupados por mulheres, número que corresponde a menos de 10% do total de integrantes da Casa Legislativa. Foram eleitas para a Assembleia, em 2014, Jó Pereira (DEM) e Thaíse Guedes (PSC).

Na Câmara de Vereadores de Maceió, dos 21 integrantes, seis são mulheres, o que corresponde a quase 29% do total, um percentual elevado, se comparado aos demais níveis legislativos. Nos 102 municípios, apenas 16 têm suas prefeituras ocupadas por mulheres, sendo pouco mais de 15,6% do total.