Pastor João Luiz denuncia abandono de obra de posto de saúde

por Comunicação/ALE publicado 26/04/2017 18h15, última modificação 26/04/2017 18h21

A construção de um posto de saúde, no Loteamento Pôr do Sol, no Tabuleiro do Martins, que está abandonada há mais de dois anos foi alvo do pronunciamento do deputado Pastor João Luiz (PSC), durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 26. O parlamentar contou que esteve no local e constatou que se trata de uma obra grandiosa e que serviria para centralizar outros postos de saúde do entorno, no entanto, encontra-se tomada pelo mato. “Iniciado em 2014, com um prazo de seis meses para conclusão, esta obra, quase que um hospital de tão grande e tão bem estruturada, está abandonada há dois anos. Com o mato consumindo a construção e o dinheiro público ali empregado”, denunciou João Luiz.

A construção da Unidade Básica de Saúde teve início em agosto de 2014 com entrega prevista para o primeiro semestre de 2015. Orçada em mais de R$ 620 mil, a obra contou com recursos do Executivo Municipal e do Ministério da Saúde. “Hoje, ao conversar com as pessoas que lá moram, elas me informaram que de vez em quando uma equipe aparece lá e diz que as obras serão retomadas na semana seguinte”, contou João Luiz, informando que a placa da construção já não existe mais e que há indícios de o prédio estar servindo de abrigo e ponto de encontro de viciados em drogas. “Estamos alertando aqui enquanto o prédio está de pé. Portas, janelas, salas tudo pronto; é só viabilizar, inaugurar e atender a população”, alertou o parlamentar, chamando a atenção do gestor municipal no sentido de que, se nada for feito, o prédio pode ser depredado.

Outro ponto denunciado pelo parlamentar, também na área da saúde, foi o declínio e abandono dos pacientes na Casa de Saúde Miguel Couto, que atende pessoas com problemas psiquiátricos. “A clínica está uma tragédia. Pacientes dormindo em camas de ferro com apenas um pedaço de colchão”, denunciou João Luiz, acrescentando que, além disso, os banheiros e toda a instalação do hospital estão totalmente degradados.

Ao final do pronunciamento, o deputado informou que está realizando vistorias em um hospital da rede pública de saúde e brevemente estará apresentando um relatório sobre as mazelas lá encontradas.