Pastor João Luiz manifesta apoio aos agentes de endemias e cobra ação contra o mosquito da Dengue

por Comunicação/ALE publicado 14/04/2016 18h35, última modificação 14/04/2016 18h32

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 14, o deputado Pastor João Luiz (PSC) manifestou seu apoio aos agentes de endemias do município de Maceió e cobrou ações mais eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O parlamentar denunciou também a falta de equipamentos para o combate as endemias e o desvio de função de cerca de 400 profissionais, o que dificulta ainda mais o trabalho de enfrentamento ao mosquito.

“Gostaria de deixar claro que estamos vivendo na época da zika, chikungunya, da dengue, mas o que está se fazendo para combater essas doenças? Em Maceió temos um total de 810 agentes de endemias, em campo são 400, sendo que destes, 250 estão parados por falta de equipamentos, e os demais 400 estão com desvios de função, em gabinetes de parlamentares e de secretarias”, denunciou João Luiz, de acordo com denúncias do Sindicato dos Agentes de Endemias de Maceió. Com isso, o município possui, efetivamente, apenas 150 agentes de endemias atuando no combate ao mosquito.

Em aparte, os deputados Francisco Tenório (PMN) e Bruno Toledo (PROS) se associaram ao pronunciamento do colega de plenário. O primeiro requereu à Mesa Diretora que cópias do discurso do Pastor João Luiz fossem encaminhadas ao secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e à secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, para que as providências cabíveis sejam adotas.

Por outro lado, o deputado Bruno Toledo sugeriu que João Luiz, de posse da denúncia, levasse o caso de desvios de funções ao secretário José Thomaz Nonô, tendo em vista que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem ciência dos fatos. No que diz respeito a falta de equipamentos, Toledo declarou que recebeu informação de que os mesmos já estão sendo providenciados.

Maurício Sarmento da Silva
Maurício Sarmento da Silva disse:
15/04/2016 10h26
Foi publicado hoje na página do Facebook do Dep. Pastor João Luiz!!!
Lembro aos companheiros da proximidade do pastor com o atualmente Secretário de Saúde de Maceió José Thomaz Nonô!!!

Bom dia Pastor João Luiz, represento os Agentes de Endemias de Alagoas, desconheço a existência de um Sindicato Municipal e não fiz denúncia de desvios de função a vossa excelência ou a qualquer um de seus pares!!! Vejo essa denúncia sua com muita preocupação, pois os desvios de função mesmo sendo ele ilegal é ato discricionário do administrador Municipal, um trabalhador não é desviado de suas funções sem a anuência do administrador Municipal!!! Verdadeiramente, você tem que apurar Sua denúncia. Já no tocante os trabalhadores que se encontra em readaptação, estes tem previsão legal e está amparado pelo estatuto do servidor e não podem ser vistos como caso de desvios de função!!! Gostaria que pode-se assumir sua denúncia!!!
Clodoaldo Vieira Guimarães
Clodoaldo Vieira Guimarães disse:
15/04/2016 11h27
Pastor eu desconheço essa notícia pois o sinticato que temos da categoria e de nivel ESTADUAL,, e não Municipal e quanto 400 agentes afastados por desvio de função essa denúncia não e verdadeira.
IEDA MARIA DA SILVA LIMA
IEDA MARIA DA SILVA LIMA disse:
15/04/2016 12h39
SENHOR DEPUTADO, A SUA FONTE ESQUECEU DE MENCIONAR AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE TRABALHO QUE VÃO ALÉM DA FALTA DE EPIs! ESQUECEU TAMBÉM DE FALAR SOBRE OS 3% DE AUMENTO QUE A GESTÃO ESTÁ OFERENDO A ESSA CATEGORIA QUE NÃO RECEBE INCENTIVOS , GRATIFICAÇÕES E NEM MESMO AS SUAS TITULAÇÕES!
E O MAIS IMPORTANTE TAL INFORMANTE, MENCIONOU QUE A GESTÃO ATUAL ABRIU PROCESSO CONTRA A MAIS DE 400 TRABALHADORES?? TRABALHADORES ESSES QUE JÁ SERVEM A POPULAÇÃO DE MACEIÓ HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS!!!
GOSTARIA DE SALIENTAR QUE SOMOS TÃO VÍTIMAS QUANTO A POPULAÇÃO MACEIOENSE!!!
E FINALIZO FAZENDO UM APELO A VOSSA EXCELÊNCIA, AJUDE AOS ACEs.
Fernando Cândido do Nascimento
Fernando Cândido do Nascimento disse:
15/04/2016 20h33
Pastor João Luiz,
Quero inicialmente expressar minha admiração por sua atuação como homem religioso. Morei um longo período na região da Ponta Grossa e sou testemunha da sua missão de pregar o evangelho.
Como Vereador, Vossa Excelência sempre esteve ao lado dos agentes de endemias e comunitários de Maceió, apoiando, discursando e principalmente votando sempre a favor da nossa categoria.
Sou vice-presidente do SINDACS-AL. Entidade que tem em seus quadros de filiados aproximadamente 600 agentes, que confere a nossa entidade a legítima representação.
Querer fazer no Poder Legislativo estadual o que Vossa Excelência fez na Câmara de Vereadores, para nós é motivo de muito orgulho.
Agradecemos profundamente o apoio, pois entendemos claramente o contexto de seu pronunciamento em defesa da categoria.
Que Deus continue lhe abençoando!
Um forte abraço.
Comentários foram desativados.