Patrícia Mourão é agraciada com a Medalha do Mérito Zumbi dos Palmares

por Comunicação/ALE publicado 05/11/2018 18h31, última modificação 05/11/2018 18h31

Por iniciativa da deputada Jó Pereira (MDB), a Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta segunda-feira, 5, a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares à ex-secretária estadual Patrícia Mourão pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. A honraria é conferida a personalidades que tenham, por qualquer meio ou iniciativa, prestado relevantes serviços em prol da preservação ou desenvolvimento da história, das artes e cultura de Alagoas. A comenda é concedida uma vez por ano, durante o mês de novembro. O projeto de resolução concedendo a homenagem recebeu a aprovação unânime do plenário da Casa de Tavares Bastos.

“Além de ser uma honra, estou super emocionada, pois é uma homenagem que tem vários aspectos: primeiro, por ter sido através da deputada Jó Pereira, que é atuante na área da defesa e da promoção da igualdade racial e também pelas questões dos direitos das mulheres que são duas causas que eu milito muito”, declarou Patrícia Mourão.

Para a homenageada, que foi uma das idealizadoras e coordenadoras do projeto que deu origem ao Parque Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, receber essa homenagem no mês da Consciência Negra lhe traz uma emoção ainda maior. “Zumbi dos Palmares, essa figura com a qual convivemos muitíssimo durante a construção do Memorial Quilombo dos Palmares, um projeto que envolveu mais de 500 pessoas, para mim é muito simbólico e representativo dessa luta”, completou Patrícia Mourão.

A propositora da sessão solene, deputada Jó Pereira fez um breve histórico sobre a atuação de Mourão, em Maceió e Alagoas, e destacou a importância da homenageada durante os governos de Ronaldo Lessa. “Tendo importante atuação nas áreas das Artes, Cultura e Turismo, prestigiando, principalmente, a cultura afro-brasileira”, destacou a deputada.

A sessão solene contou com a participação de diversas autoridades a exemplo da secretária municipal de Saúde de Palmeira dos Índios e ex-prefeita de Maceió, Kátia Born; da ativista negra, Arísia Barros; da representante da Secretaria de Estado da Cultura, Perolina Lira; além da universitária, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal, Isaura Ogenir.

Biografia
Nascida no Uruguai, Patrícia Irazabal Mourão viveu até os 24 anos na Europa e Estados Unidos. Formada em em cinema pela New York University, Patrícia Mourão se mudou para Alagoas no início dos anos 90. Aqui exerceu, por quase 15 anos, diversos cargos públicos, dentre os quais o de secretária de Comunicação e de Turismo de Maceió; secretária de Turismo, de Articulação Externa e de Defesa e Proteção das Minorias do Governo do Estado de Alagoas. Atualmente é uma das coordenadoras e idealizadoras do projeto nacional Quem Ama Abraça, pelo fim da violência contra a mulher e também coordena o projeto Naves do Conhecimento, da Prefeitura do Rio de Janeiro.