Pela defesa da população em situação de rua, Rafael Machado recebe a Medalha de Mérito Guerreiras e Guerreiros Alagoanos

por Comunicação/ALE publicado 17/05/2024 14h52, última modificação 17/05/2024 14h52

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) concedeu a Medalha de Mérito Guerreiras e Guerreiros Alagoanos ao ativista Rafael Mechado, pelo seu trabalho em defesa da população em situação de rua. A medalha é voltada a homenagear personalidades que contribuíram com o Estado de Alagoas nas áreas da política; ações sociais; literatura; cultura; campo jurídico; com projetos voltados ao desenvolvimento de Alagoas, defesa dos direitos humanos e promoção da dignidade humana.

"Conheço Rafael há oito anos, um ser humano que estava nas ruas, conseguiu sair dessa situação e hoje é um militante social", testemunhou Medeiros, sobre o integrante do Conselho Nacional de Assistência Social em Brasília. "Rafael faz um curso superior. é casado e tem uma criança, sendo um exemplo para todos nós", prosseguiu o parlamentar. "Eu aprendo muito com ele, que sempre nos diz que ninguém quer viver na rua. Quando existem pessoas na rua, é porque nós, enquanto sociedade, ainda estamos falhando e precisamos criar mais políticas públicas e mais oportunidade para que pessoas como Rafael possam prosperar", concluiu Medeiros.

Guerreiras e Guerreiros Alagoanos

Rafael Machado tem dedicado sua vida em defesa da população em situação de rua, pautando as autoridades não só de Alagoas, mas de todo o Brasil, para que essas pessoas saiam da invisibilidade e passem a ser atendidas pelo poder público, buscando garantir o mínimo de dignidade a elas.

Agraciado, Rafael Machado agradeceu ao deputado pela proposta de sua homenagem. "Medeiros me acompanha desde o início de minha luta e foi o primeiro deputado a dar voz à população de rua aqui na Casa do Povo, afirmou Machado. "Para mim está sendo um dia bastante incrível, um dia que é de reconhecimento verdadeiro, de luta que sempre travo pela dignidade de vida da população em situação de rua, combatendo a violência e a mortalidade em Alagoas, que tem na sua capital a terceira que mais mata a população de rua no Brasil", informou ele.

Rafael prosseguiu dizendo que "esse momento para mim e para a população de rua mostra que mesmo com toda dor e sofrimento, existe um grupo, um coletivo que luta, que existe uma voz, principalmente dentro desta Casa, a do deputado Ronaldo Medeiros", elogiou mais uma vez Rafael Machado, que encerrou agradecendo e reforçando a significância da medalha.