Plenário analisa veto e destranca pauta do Legislativo
Durante a sessão desta quarta-feira, 25, o parlamento alagoano votou o último veto governamental que vinha trancando a pauta da Assembleia Legislativa. O plenário manteve o veto do Chefe do Executivo ao projeto de lei, de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB), que dispõe sobre a inclusão do tema educação financeira no currículo das escolas estaduais.
Durante a discussão da matéria, Inácio defendeu a derrubada do veto, explicando que a proposta consiste na introdução de orientações básicas sobre Educação Financeira e Educação Doméstica na disciplina de Matemática do 1º ao 3º ano do ensino médio nas escolas da rede estadual. “A ideia é disseminar os conhecimentos sobre Educação Financeira e Economia Doméstica no aluno, fazendo com que o mesmo seja capaz de obter ensinamentos sobre técnicas financeiras ajudando-o no aprendizado pessoal”, disse.
Ainda em seu pronunciamento, o deputado disse que o projeto visa estimular o empreendedorismo, uma vez que ajuda o indivíduo a tomar decisões serenas nos investimentos evitando experiências frustradas, e ainda colaborará para a formação acadêmica, social e profissional. “Agora, o bom de tudo isso, é que o Estado pode levar novos conhecimentos aos estudantes sem ônus. Basta apenas promover a capacitação do corpo docente, pois o conteúdo introdução à educação financeira deverá ser inserido na disciplina matemática e ensinado pelos professores que ministram a disciplina”, afirmou.
O autor do projeto frisou também que o conteúdo Educação Financeira pode envolver outras disciplinas complementares como português, história, sociologia com o intuito de enriquecer aprendizado do estudante. “O tema educação financeira já vem sendo implantado em várias escolas do país. Por exemplo, em escolas estaduais do Piauí, o tema passou a ser inserido como nova disciplina na grade curricular”, disse.
Inácio Loiola contou com o apoio dos deputados Rodrigo Cunha (PSDB), Gilvan Barros Filho (PSDB) e Tarcizo Freire (PP) que defenderam o projeto do plenário. Já o deputado Isnaldo Bulhões (PMDB), representando a liderança do Governo na sessão desta quarta-feira, defendeu a manutenção do veto governamental alegando que, apesar de ser importante, a iniciativa gera despesa ao Poder Executivo e conta com vício de iniciativa.
Após a votação do veto, outros projetos foram votados: o que dispõe sobre educação ambiental e institui a política estadual de educação ambiental; o que cria, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação, a função especial de articulação de ensino (ambos de autoria do Poder Executivo); o que concede título de Cidadã Honorária de Alagoas á advogada Fernanda Marinela de Souza Santos (autoria da deputada Jó Pereira –PMDB); e o que estabelece critérios para a indicação e concessão dos Títulos de Cidadão Honorário de Alagoas (autoria do deputado Rodrigo Cunha – PSDB).