Professor Andreas Krell recebe título de cidadão alagoano

por Comunicação/ALE publicado 05/05/2017 18h25, última modificação 05/05/2017 18h25

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 5, a Assembleia Legislativa concedeu título de cidadão honorário de Alagoas ao professor de Direito Ambiental da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Andreas Joachim Krell. De iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), a proposta para a concessão da cidadania é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, sobretudo no âmbito da educação, pelo agora alagoano, professor Andreas Krell.

De acordo com Rodrigo Cunha, para se tornar alagoano o cidadão precisa preencher alguns requisitos e o professor Andreas Krell faz jus a homenagem. “Ele já mora há mais de 20 anos aqui em Alagoas, onde tem família estabelecida, é uma referência na área do Direito. E a Assembleia está concedendo um título legítimo a um verdadeiro alagoano”, justificou Cunha, ressaltando que, além de seus grandes feitos na área do Direito, Andreas Krell escolheu Alagoas para viver.

“O professor é um grande pesquisador do CNPq de referência no País inteiro, contribui através da literatura com a publicação de vários livros na área técnica do Direito, participou da formação de vários estudantes, é doutor na área do Direito Ambiental e Constitucional, então isso o credencia para receber a homenagem”, concluiu Rodrigo Cunha.

Andreas Joachim Krell agradeceu e disse que se sentiu muito honrado com a homenagem. Ele lembrou que tomou conhecimento do Estado de Alagoas ainda adolescente, através de seu pai, Joachim Krell, que mantinha relações profissionais com brasileiros, especialmente alagoanos, tendo inclusive passado férias aqui no Estado. Andreas Krell contou que no início da década de 90 estava em Porto Alegre/RS, mas que motivos de ordem pessoal o trouxeram a Alagoas onde começou a lecionar na Ufal, como professor visitante de Direito Ambiental e Internacional.

“Sinto-me muito honrado. Provavelmente, agora, sou o único cidadão alemão que já recebeu esse título. O que é muito importante para mim que vivo aqui há mais de 20 anos. Nesse momento nem contava com essa homenagem. Fiquei muito surpreso”, contou o professor Andreas Krell, agradecendo ao deputado Rodrigo Cunha pela iniciativa.

Biografia
Andreas Joachim Krell, 54 anos, é natural de Berlim Ocidental, na Alemanha. Chegou a Alagoas em 1995 para integrar os quadros da Faculdade de Direito da Ufal, na condição de professor visitante do curso de Direito Ambiental e Internacional, cargo que ocupou até 1999 quando foi aprovado em concurso público de provas e títulos como professor da Ufal, onde é Professor Associado IV de Direito Ambiental e Constitucional. Entre outros cargos, exerceu a função de coordenador do Mestrado em Direito da FDA/Ufal e diretor da Faculdade de Direito da Ufal. É autor de diversas obras, publicou vários artigos em revistas classificadas “A” e “B” pelo sistema “Qualis”. Na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) foi citado repetidamente pelos ministros Celso de Melo, Gilmar Mendes e Eros Grau.

A sessão solene contou com a participação de diversos alunos e ex-alunos do curso de Direito da Ufal, do secretário de Estado do Turismo, Helder Lima; do secretário executivo de

Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo de Lima Catão; do juiz Alberto Jorge Correia; do procurador de Estado Fábio Lins; do procurador de Justiça, George Sarmento; e da professora Juliana Dantas representando a Ufal.