Professora Sheila Maluf recebe do Parlamento alagoano o título de Cidadã Honorária do Estado

por Comunicação/ALE publicado 07/06/2019 13h19, última modificação 07/06/2019 13h19

Atendendo a uma proposição do então deputado estadual e hoje deputado federal, Isnaldo Bulhões (MDB), a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta sexta-feira, 6, uma sessão solene para conceder o título de Cidadã Honorária do Estado à professora Sheila Diab Maluf, pelos relevantes serviços prestados ao povo alagoano. Nascida em São Paulo, a homenageada chegou a Alagoas em 1980. Foi professora da então Escola Técnica Federal e também da Universidade Federal de Alagoas. Durante sua carreira acadêmica, teve 44 orientações concluídas, fez parte de outras 41 bancas e publicou 21 livros, além da editoração de seis catálogos nacionais e dois internacionais.

A 3ª vice-presidente da Casa, deputada Ângela Garrote (PP), destacou o trabalho cultural e educacional feito pela homenageada por mais de 30 anos em Alagoas e destacou que, entre as diversas funções do Parlamento, está a do reconhecimento ao trabalho realizado por pessoas das diversas áreas sociais, em prol do Estado e de toda a sociedade. “É uma satisfação homenagear uma pessoa tão importante para cultura alagoana. Conheço de perto sua família e seu trabalho dedicado a arte e a literatura de nosso Estado”, afirmou.

Durante o pronunciamento, o ex-deputado Temóteo Correia, que representou o deputado Isnaldo Bulhões na solenidade, falou da importância da homenageada para a arte e a cultura alagoana. “Sheila Maluf tem todos os pré-requisitos para receber a homenagem e um grande currículo em prol da cultura e da arte do Estado. Ela já editou mais de 500 livros e isso é muito significativo para o campo literário e educacional”, disse.

Para Sheila Maluf, que atualmente preside a Diretoria de Teatro de Alagoas, o título de Cidadã Honorária tem grande significado, já que agora lhe dá a satisfação pessoal de dizer que é alagoana de fato e de direito. “Este título é uma honraria que não tenho palavras para definir. Tenho 38 anos de Alagoas, com trabalhos dedicados à cultura e sempre fiz isso com muito amor. Nesse tempo todo, sempre me senti alagoana e o título é o coroamento de tanto amor dedicado à terra maravilhosa, que me acolheu tão bem”, afirmou.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Casa, deputado Galba Novaes (MDB) e contou ainda com as presenças da deputada Flávia Cavalcante (PRTB), da secretária de Educação de Maceió e ex-reitora da Ufal, Ana Deise Dória, de professores, de escritores, entre outros amigos e familiares da homenageada. O deputado Isnaldo Bulhões, que faz parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não pôde comparecer á solenidade por está em uma missão no Recife, relacionada à Reforma da Previdência.

Sheila Diab Maluf

Nascida em São Paulo, Sheila Diab Maluf chegou a Alagoas em 1980 e, no ano seguinte, começou a trabalhar no Centro Social Urbano Osman Loureiro, coordenando o setor de educação e cultura. Dois anos depois, foi convidada para coordenar o setor de eventos e promoções do gabinete da então primeira-dama do Estado, Tereza Barbosa e, mesmo depois da mudança de Governo, com a nova primeira-dama Luzia Suruagy, foi mantida no cargo.

Paralelamente, assumiu o magistério da então Escola Técnica Federal de Alagoas, onde trabalhou por 17 anos. Ainda em 1983, começou a trabalhar como professora da Universidade Federal de Alagoas. Em dezembro de 2003 assumiu a direção da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), tendo sido responsável pela publicação de 564 títulos, além de assumir a coordenação das quatro últimas bienais do livro do Estado de Alagoas – sendo as três ultimas internacionais. Só na última edição, Sheila Diab Maluf viabilizou a participação gratuita de 192 mil pessoas, destas, 80 mil estudantes.

Recebeu em 2010, do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, a comenda do Mérito Educativo Alagoano. Em 2011 recebeu a Moção de reconhecimento pelos relevantes serviços à difusão do livro pelo Ministério da Cultura. Em 2013 foi homenageada pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro com o troféu Mulher Valorosa do Brasil. Em 2014 ganhou o 1º lugar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio, etapa Alagoas, e em 2015 ganhou este mesmo prêmio, na etapa nacional.

Resoni Teresinha Ribas
Resoni Teresinha Ribas disse:
17/03/2020 15h49
Exepcional Mulher Brasil