Projeto "Junho Vermelho" visa incentivar a doação de sangue

por Comunicação/ALE publicado 01/11/2016 18h54, última modificação 01/11/2016 18h54

Preocupada com a baixa nos estoques de sangue no Estado, a deputada Jó Pereira (PMDB) apresentou projeto de lei que institui o mês “Junho Vermelho” de incentivo à doação de sangue em Alagoas. Além do incentivo, o projeto de lei tem como objetivo a promoção de ações voltadas a aumentar a conscientização e da importância sobre a doação de sangue. Na matéria, a parlamentar sugere que seja estabelecido o dia 14 de junho, por ser celebrado o Dia Mundial do Doador. A matéria foi lida durante a sessão ordinária desta terça-feira, 1º de novembro.

“Esse projeto objetiva aumentar a conscientização da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os doadores pelo ato de tanto valor, reconhecendo a importância da contribuição com o objetivo de salvar vidas”, observa Jó Pereira, no bojo da matéria.

A parlamentar ressalta ainda que o movimento “Junho Vermelho” foi criado a partir da parceria entre o movimento “Eu Dou Sangue Pelo Brasil” e diferentes instituições dos setores públicos e privados. “A iniciativa Junho Vermelho tem como objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue como um hábito constante, uma vez que em épocas de campanhas, os hemocentros têm pequenas altas em seus estoques”, observa Jó Pereira no projeto. “No entanto, o fluxo de doações não se mantém”, completa a deputada.