Projeto obriga empresas a informarem valor médio semanal pago pelo litro do leite

por Comunicação/ALE publicado 11/05/2021 12h01, última modificação 11/05/2021 12h01

O deputado Paulo Dantas (MDB) informou nesta terça-feira, 11, que deu entrada, junto com o deputado Bruno Toledo (PROS), em um projeto de lei que obriga as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a fixarem cartaz informativo do valor médio semanal pago pelo litro do leite, devendo ter como referencial os valores divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).  

De acordo com o deputado, tal proposição decorre da demanda colhida, por ele e por Bruno Toledo, dos produtores de leite do Sertão, visando conscientizar os fornecedores dos reais preços praticados no mercado nacional, a fim de que se possibilite a evolução de um ambiente competitivo em relação às outras regiões. 

“O projeto vai permitir que os pequenos produtores tenham a mesma possibilidade de receber pelo preço do leite o que é pago ao médio e ao grande produtor. Essa ação possivelmente irá melhorar o valor pago ao pequeno produtor e, neste sentido, pedimos apoio de todos os colegas deputados para a aprovação desta proposição”, destacou Paulo Dantas. 

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) parabenizou a iniciativa dos colegas parlamentares e destacou que, ao longo de vários anos, a categoria dos pequenos produtores de leite não vem sendo reconhecida pelas autoridades alagoanas. “Uma atividade importante, que gera emprego e renda em Alagoas, sem contar que foram os pequenos produtores que mostraram ao nordeste brasileiro que esta atividade é bastante viável no Sertão”, disse.