Projeto que modifica o Programa Criança Alagoana é discutido em 2º turno

por Comunicação/ALE publicado 27/11/2019 20h50, última modificação 28/11/2019 16h27

Com 20 deputados presentes na sessão desta quarta-feira, 27, o plenário da Casa discutiu e votou 15 matérias. Durante a análise da Ordem do Dia, o deputado Davi Maia (DEM) usou a tribuna para defender emenda de sua autoria ao projeto de lei ordinária nº 178/2019, de origem governamental, que altera a redação do artigo 3º da lei estadual nº 7.965, de 9 de janeiro de 2018, que institui o Programa Criança Alagoana (CRIA). A matéria foi discutida em 2º turno.

A emenda de Davi Maia inclui no projeto as famílias de catadores de material reciclável que vivem em situação de pobreza, mediante pagamento de auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 por meio do Cartão Catador Alagoano. “O impacto financeiro praticamente não existe, já que o número de beneficiados é bastante pequeno no Estado, sem contar que irá melhorar as condições destes trabalhadores esquecidos pelo Governo”, disse.

Em aparte, a deputada Jóe Pereira (MDB) se solidarizou com a preocupação do deputado, mas lamentou pois a emenda apresenta inconstitucionalidade por criar novas despesas. “Pode contar comigo para apoiar a construção de uma política pública em favor destes trabalhadores, mas infelizmente essa emenda é inconstitucional”, disse a deputada.

Na mesma linha, o deputado Bruno Toledo (PROS) reconheceu o trabalho desenvolvido por Davi Maia em favor dos catadores de material reciclável, mas disse que iria votar contra a emenda por considerar inconstitucional. “É importante ressaltar que o CRIA é um programa voltado para gestantes e não podemos mudar o foco”, disse o deputado.

A alteração do projeto que instituiu o CRIA tem como objetivo o acompanhamento nutricional de gestantes, nutrizes e crianças de seis a 24 meses desnutridas e beneficiadas com as cestas nutricionistas . Com a mudança apresentada pelo Governo do Estado, essa implementação será realizada por meio de auxílio financeiro destinado ao desenvolvimento infantil de crianças que vivem em extrema pobreza, com o pagamento no valor de R$ 100,00 às suas famílias através do Cartão Criança Alagoana.

Demais matérias analisadas pelo plenário:

Matérias votadas em 2º turno:

Projeto de lei complementar nº 76/2019, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que dispõe sobre a revogação das leis complementares estaduais;

Projeto de lei ordinária nº 194/2019, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, que define o quantitativo e a remuneração dos conciliadores não voluntários;

Projeto de lei ordinária nº 207/2019de autoria do Governo de Alagoasque institui o Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado de Alagoas - PPP/AL.

Matérias votadas em 1º turno:

- Substitutivo ao projeto de lei ordinária nº 646/2018, de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), que dispõe sobre a produção e a comercialização de queijos e manteiga artesanais do Estado de Alagoas;

Projeto de lei ordinária nº 165/2019, de autoria do deputado Sílvio Camelo (PV), que dispõe sobre a concessão do título de utilidade pública à Federação Alagoana de Voleibol - FAV;

Projeto de lei ordinária nº 179/2019, de autoria do Governo do Estado, que institui o Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado de Alagoas - FEFAL;

Projeto de lei ordinária nº 229/2019, de autoria do deputado Davi Maia (DEM), que considera de utilidade pública o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade - IABS;

- Projeto de lei ordinária nº 232/2019, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que considera de utilidade pública estadual a Fundação Antônio Jorge da Silva;

- Projeto de lei ordinária nº 191/2019, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PSL), considera de utilidade pública a Residência São Luiz para Idosos;

- Projeto de resolução nº 39/2019, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PSL), que concede a Comenda Sargento Adeildo à coronel PM Valdenize Ferreira Lima;

- Projeto de resolução nº 40/2019, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PSL), que concede a Comenda Sargento Adeildo ao 1º sargento PM José Renato dos Santos Filho;

- Projeto de resolução nº 41/2019, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PSL), que concede a Comenda Sargento Adeildo ao policial civil Doroteu Marques da Luz Neto.

Matéria discutida em 2º turno:

Projeto de resolução nº 45/2019, de autoria do deputado Léo Loureiro (PP), que concede a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao senhor Benedito de Lira

Matéria discutida em 1º turno:

Projeto de lei ordinária nº 177/2019, de autoria do Governo do Estado, que institui o serviço de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Beatriz demezio da Silva
Beatriz demezio da Silva disse:
27/04/2020 11h21
Eu fiz esse cadastro estou gestante precurei a agência da caixa econômica com Creas recomendo falaram que não sabe nem informar o que esse benefício como fazer pra receber
Comentários foram desativados.