Promulgada lei que denomina "Rodovia Hélio Nogueira Lopes" o trecho entre São Sebastião e Penedo

por Comunicação/ALE publicado 22/10/2020 15h35, última modificação 22/10/2020 16h39

Agora é lei. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor promulgou a lei nº 8.327 de 20 de outubro de 2020, que denomina "Hélio Nogueira Lopes", o trecho da estrada que liga os municípios de São Sebastião a Penedo. A lei, que já tinha sido aprovada por unanimidade pelos deputados, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo Estadual na quarta-feira, 21.

O autor da lei, deputado Inácio Loiola, destacou a importância da homenagem. “Poucos alagoanos tiveram a oportunidade de servir ao seu Estado como Hélio Nogueira Lopes, que dedicou toda a sua vida de médico e homem público às causas maiores de Alagoas e de sua cidade de Penedo. Hélio Lopes marcou toda a sua vida pela firmeza de caráter, competência e, sobretudo, honestidade no trato com a coisa pública, virtude cada vez mais rara no mundo da política brasileira”, disse.

Biografia
Penedense apaixonado por sua terra, Hélio Lopes, como prefeito de Penedo, pautou sua administração dentro de princípios éticos. Pela atuação destacada com que sempre exerceu a Medicina e pela dedicação ao trabalho em prol dos menos favorecidos, foi eleito prefeito pelo voto direto dos penedenses, exercendo o mandato de cinco anos, de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961.

Na sua gestão foi criado o Serviços Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e a Companhia Telefônica do município com 400 linhas, com serviço semi-automático, que foi absorvido posteriormente pela Telasa. Também durante a sua administração, Penedo passou a ser a primeira cidade do interior alagoano a receber a energia elétrica da hidrelétricas de Paulo Afonso.