Rápido e prático: encontre tudo sobre eleições no Portal da Justiça Eleitoral
Você procura um lugar simplificado e prático para saber tudo sobre eleições e serviços da Justiça Eleitoral (JE)? Navegue pelo Portal da JE e acesse todas as informações, em poucos cliques e em linguagem didática, sobre temas como: emissão e regularização de título de eleitor; ações de combate à desinformação; serviços e campanhas para o jovem eleitor; Teste da Urna; e canais de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). O Portal ainda traz uma página dedicada exclusivamente a quem quer ser mesário voluntário.
Título eleitoral
No campo “Saiba tudo sobre o título eleitoral”, do lado superior direito da tela, o eleitor ou a eleitora é direcionado para uma página que resume tudo sobre o documento: como tirar o título, como votar, como utilizar e baixar o aplicativo e-Título e como ser mesário.
O espaço ainda lista uma série de serviços ao público interessado, tais como: certidões, quitações de multa, consulta ao número do título e impressão do documento, situação eleitoral, justificativa eleitoral, Autoatendimento Eleitoral, entre outros.
Seja mesária ou mesário voluntário
Quer trabalhar nas eleições? Acesse a página do mesário no Portal da Justiça Eleitoral para saber sobre os direitos e deveres nessa tarefa e na construção da democracia.
Eleitoras e eleitores maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem receber uma convocação para trabalhar como mesária ou mesário, ou se voluntariar.
Combate à desinformação
O combate à desinformação é prioridade da Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação.
A iniciativa de esclarecer informações sobre as eleições ganhou esse espaço exclusivo para desmentir as principais fake news relacionadas ao pleito e à JE disseminadas no ambiente virtual. A página, destacada no Portal da Justiça Eleitoral, traz conteúdos produzidos pelo TSE, pelos 27 TREs e por profissionais de agências independentes especializadas em checagem de fatos.
Na página, há materiais confiáveis sobre o sistema eleitoral, que podem ser compartilhados com amigos e familiares pelo WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram e também por e-mail.
Quem navega pelo Portal da Justiça Eleitoral também fica por dentro de outras ações institucionais relativas ao combate à desinformação. Para proteger o processo eleitoral e a liberdade de escolha de eleitoras e eleitores, o TSE tem diversas iniciativas sobre o tema, incluindo a responsabilização para quem dissemina conteúdos falsos.
Confira no site e seja você também um agente de enfrentamento das fake news.
Denunciar conteúdo suspeito
A página da Justiça Eleitoral também dá acesso direto ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que possibilita o envio, ao TSE e ao Ministério Público competente, conforme o caso, de notícias de atos ou fatos entendidos como irregulares no que se refere ao processo eleitoral.
Por meio do sistema, é possível registrar denúncias contra:
- desinformação que atinge a Justiça Eleitoral;
- desinformação que atinge candidato, candidata ou partido;
- desinformação que atinge membros, servidores e colaboradores da JE;
- ameaças e incitação à violência contra integrantes ou o patrimônio da JE;
- grave perturbação do ambiente democrático;
- recebimento de mensagem eleitoral não solicitada via WhatsApp;
- propaganda irregular de candidato;
- discurso violento no contexto das eleições;
- violência política de gênero;
- assédio eleitoral.
Jovem eleitor
Jovens a partir de 16 anos ganharam uma página no Portal da Justiça Eleitoral totalmente dedicada a eles. Afinal, quando a participação social cresce, a democracia se fortalece. A página Jovem Eleitor reúne serviços, responde a dúvidas e estimula a participação no processo eleitoral por meio do voto e da emissão do título.
Em 2022, a juventude fez a sua parte: 2.116.781 eleitoras e eleitores com 16 e 17 anos emitiram seu título de eleitor e se tornaram aptos a votar. Isso representa um crescimento de 51,13% em relação às Eleições 2018.
Neste ano, com foco nas Eleições 2024, o número de alistamentos realizados durante a Semana do Jovem Eleitor triplicou entre jovens com 15, 16 e 17 anos em comparação ao mesmo período de 2020. Foram 83.622 títulos emitidos para o público dessa faixa de idade entre os dias 18 e 22 de março. O número é três vezes maior que o registrado para o pleito municipal de 2020, com 20.770 alistamentos realizados durante a campanha daquele ano.
Teste da Urna
A segurança das urnas eletrônicas é constantemente testada em ações previstas no calendário oficial da Justiça Eleitoral. O Portal da Justiça Eleitoral disponibiliza diversos conteúdos sobre o Teste Público de Segurança da Urna, criado para aprimorar o processo eletrônico de votação.
Notícias, dados e resultados estão disponíveis no site para que a eleitora ou o eleitor se atualize e possa colaborar com a democracia sem nenhum receio. Realizado no ano anterior às eleições, o teste traz a participação e contribuição de especialistas na busca de aperfeiçoamentos.
Campanha
O TSE lançou, em rede nacional de rádio e televisão, a campanha “Título na mão é sossego na eleição”. A ação, que será veiculada até 7 de maio nas emissoras de todo o país, busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o título para poder votar com tranquilidade nas Eleições 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).
Na página principal do Portal da Justiça Eleitoral, o link já direciona o usuário à lista de sites dos TREs para acessar serviços eleitorais e encontrar informações específicas de cada região.
Outros temas
O Portal da JE também detalha, num espaço dinâmico, os principais serviços oferecidos ao eleitorado, bem como traz a página TSE Mulheres, que reúne conteúdos informativos sobre as ações da Justiça Eleitoral em defesa da representação feminina na política, base de uma sociedade democrática.
Nossas redes sociais
O TSE está nas principais redes sociais do mundo e espera você por lá. O Portal da Justiça Eleitoral disponibiliza os canais oficiais no WhatsApp e no Telegram, além de todas as redes sociais da Corte.
Fonte: TSE