Reitor Josealdo Tonholo é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 19/06/2023 16h31, última modificação 19/06/2023 16h31

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 19, a Assembleia Legislativa homenageou o professor e reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, com a outorga do título de Cidadão Honorário de Alagoas, pelos relevantes serviços prestados ao Estado, com ênfase, principalmente, na área da Educação. A iniciativa, aprovada pela unanimidade do Parlamento, foi da deputada Fátima Canuto (MDB).

Durante a solenidade, a deputada destacou que ao longo da gestão de Josealdo Tonholo, a Ufal, seja na capital ou no interior, promoveu o acolhimento dos estudantes, docentes e técnicos, além de aproximar a instituição da sociedade. “A Universidade firmou parcerias com os municípios alagoanos, no sentido de promover estudos e soluções em áreas importantes como o Meio ambiente, a Saúde e a Educação, com o intuito de ajudar no desenvolvimento sustentável, melhorar os índices e, consequentemente, a vida das pessoas. Ainda mostrou preocupação e o cuidado com as nossas lagoas”, afirmou.

Fátima Canuto disse ainda que o apoio e o investimento institucional nas pesquisas científicas fizeram com que a Ufal subisse no ranking mundial, mesmo em meio a cortes orçamentários significativos. “Parabéns, professor Josealdo Tonholo, por toda dedicação, afinco e zelo à frente da tão importante Universidade Federal de Alagoas! O seu carinho pelo trabalho é perceptível e inspira todos a sua volta. Alagoas recebe de coração e braços abertos esse mais novo cidadão alagoano”, concluiu.

O reitor Josealdo Tonholo agradeceu a Assembleia Legislativa pelo título, em especial a deputada Fátima Canuto, e disse estar muito honrado com a homenagem que, para ele, tem enorme significativa. “Eu escolhi ser alagoano há 30 anos e confesso que estou bastante emocionado, pois essa comenda é a maior honraria de um Estado que reconhece um filho vindo de fora como sendo seu filho. Tudo isso graças a um trabalho que não é só meu, mas de toda a Universidade”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, o homenageado fez questão de destacar que o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas é dividido com todos que fazem a Ufal, como o corpo técnico, os estudantes, os docentes e os terceirizados. “Essa comenda que tenho a honra de receber hoje mostra também que a Assembleia Legislativa de Alagoas está valorizando a importância da Educação como instrumento de transformação no Estado. Esta Casa e o Governo estadual têm respeitado a Educação e o fazer diferente, para juntos melhorarmos os índices educacionais alagoanos. Eu estou muito orgulhoso disso!”, afirmou.

A sessão solene contou com as presenças dos deputados Lelo Maia (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB) e Rose Davino (PP), da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti; do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Ufal, Wellington Pereira; do pró-reitor estudantil da Ufal, Alexandre Lima; da reitora honorária da Ufal, Ana Deise Dória; além de professores e funcionários da Universidade Federal de Alagoas.

Currículo
Nascido em Ribeirão Preto (SP), Josealdo Tonholo é formado em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Campus Ribeirão Preto (1988), doutor em Físico-Química também pela USP e pós-doutorado em Eletroquímica na Loughborough University, na Inglaterra. Ele atua como professor titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal desde 1993 e ajudou a criar o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da instituição.

É orientador do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação (PPGs) em Química e Biotecnologia do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, da Rede Profnit e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. Foi diretor da Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (Anprotec) no período 2003-2009. Desde 2015 exerce a função de pró-reitor do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Desde 2020 Tonholo está à frente da gestão da Universidade Federal de Alagoas.