Representantes do CRP prestam esclarecimentos sobre panfleto distribuído no Jaraguá Folia

por Comunicação/ALE publicado 28/02/2019 17h15, última modificação 28/02/2019 17h14

Um encontro realizado nesta quinta-feira, 28, reuniu deputados e representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP/AL), que vieram ao Parlamento para prestar esclarecimento sobre o panfleto distribuído, na última sexta-feira, durante o Jaraguá Folia. O tema gerou polêmica durante a sessão plenária de quarta-feira. Os parlamentares foram unânimes ao avaliar como negativa a forma de abordagem feita pelo CRP/AL na distribuição do material informativo durante as prévias carnavalescas. Ao final da reunião ficou definido que, tão logo as Comissões Temáticas da Casa estejam compostas, será realizada uma audiência pública para discutir a problemática das drogas no Estado.

O encontro foi provocado pelo deputado Léo Loureiro (PP), que considerou a reunião extremamente positiva. “Tivemos essa reunião para que pudessem pretar explicações. E ficou bem claro que o objetivo principal (do CRP/AL) foi de fazer a política de redução de danos em relação aos dependentes químicos”, observou Loureiro, acrescentando que outros encontros deverão ser realizados para ouvir a sociedade e também cobrar do Governo políticas públicas mais efetivas para o seguimento. “Tão logo a Comissão de Saúde seja instalada, iremos fazer visitas aos diversos atores e, posteriormente uma discussão sobre a problemática das drogas e afins”, informou o parlamentar.

Ao explicar as razões da ação, a presidente da entidade, Laelza Farias, disse que quando pensaram nessa proposta foi no sentido de levar para a sociedade uma outra perspectiva sobre o uso de drogas. Ela explicou também que durante a distribuição houve um processo de explicação para cada pessoa abordada. “Esse diálogo foi importante porque a gente pode aproximar posições, dizer o que estava pensando e alinhavar para o futuro algumas atividades que podem ser feitas pela Casa de Tavares Bastos, em prol da saúde mental da população alagoana, que esse também é o nosso interesse”, declarou a gestora do CRP/AL. Lealza considerou a reunião positiva pois os parlamentares puderam se posicionar de forma clara e precisa sobre o fato, mostrando-se preocupados e buscando um melhor entendimento sobre estratégia de redução de danos.

A reunião contou com a participação dos deputados Bruno Toledo (PROS), Cabo Bebeto (PSL), Davi Davino Filho (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Galba Novaes (MDB), e as deputadas Flávia Cavalcante (PRTB), Fátima Canuto (PRTB), Angela Garrote (PP) e Jó Pereira (MDB).