Ricardo Nezinho agradece aprovação do projeto que cria o Instituto de Criminalística do Agreste

por Comunicação/ALE publicado 18/12/2023 20h25, última modificação 18/12/2023 20h46

Em pronunciamento durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, 18, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) agradeceu a Mesa Diretora da Casa, líderes partidários e aos pares pelo esforço concentrado na aprovação do projeto de lei ordinária 677/2023, que "altera a lei delegada nº 48, de 30 de dezembro de 2022, instituindo o modelo de gestão da administração pública estadual do Poder Executivo. De acordo com a mensagem governamental, essa alteração pretende formalizar a criação do Instituto de Criminalística do Agreste, localizado em Arapiraca e que já funciona há cerca de um ano. A formalização do IC de Arapiraca é um pleito antigo do deputado. A matéria foi aprovada em redação final, por unanimidade.

“Esse momento para mim é muito importante. O ano de 2023 vai fechar com o senso do dever cumprido em relação à reivindicação, não só de Arapiraca, mas de 56 cidades que ansiavam por esse instante”, comemorou o parlamentar, traçando um histórico do processo pelo qual passou para conseguir a implantação, em definitivo, do IC de Arapiraca, que começou ainda na segunda gestão do governador Teotonio Vilela Filho, passando pelo governo de Renan Filho, até a conclusão com o governador Paulo Dantas. “Quando o governador Paulo Dantas assume, a primeira audiência que tive com ele foi para pedir o Instituto de Criminalista de Arapiraca. No dia primeiro de agosto de 2022, um posto avançado do Instituto de Criminalista estava instalado na cidade”, contou Nezinho, informando que na época não poderia ser encaminhado projeto de lei com esse propósito, devido a proximidade das eleições gerais de 2022.

“Mas o governador Paulo Dantas assumiu o compromisso da instalação concreta do Instituto de Criminalística. Quero também agradecer muito ao presidente Marcelo Victor e aos líderes desta Casa por terem dado celeridade na apreciação da matéria”, ressaltou Ricardo Nezinho, destacando a importância do Instituto de Criminalista para a região. Ele lembrou que antes, quando morria uma pessoa, o corpo ficava de 8 a 12 horas esperando a chegada dos peritos. “O melhor de tudo isso é a gente saber que está amenizando um pouco o sofrimento de famílias agrestinas”, completou o parlamentar.

Em aparte, os deputados Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros (MDB) e Silvio Camelo (PV) parabenizaram o colega de plenário pela atuação e luta em prol da implantação do Instituto de Criminalística. “Quero te parabenizar por essa luta, que tenho certeza vai levar mais segurança para o nosso município de Arapiraca. Sinto na sua vitória uma vitória também minha como cidadão de Arapiraca. Parabenizo ainda o governador Paulo Dantas. ”, declarou Breno Albuquerque. Na sequência, o deputado Gilvan Barros lembrou que desde que entrou no Parlamento acompanha Nezinho na defesa dessa bandeira. “Sou da cidade vizinha, Girau do Ponciano, e a implantação do IC irá ajudar a todos daquela região”, disse Barros.

Já o deputado Silvio Camelo destacou que há muitos anos Ricardo Nezinho vem perseguindo esse grande benefício para a região de Arapiraca e conseguiu sensibilizar o governador Paulo Dantas. E este, mais uma vez, cumpre com o prometido. “Vossa excelência tem sido um deputado defensor de toda a região do Agreste”. Silvio  acrescentou que em conversa com o governador Paulo Dantas apresentou uma emenda ao projeto, incluindo o município de Delmiro Gouveia como outra cidade que também receberá esse núcleo da polícia científica.