Rodrigo Cunha lembra a passagem do Dia do Advogado

por Comunicação/ALE publicado 11/08/2015 18h35, última modificação 11/08/2015 19h16

O Dia do Advogado, comemorado anualmente em 11 de agosto, foi tema do pronunciamento do deputado Rodrigo Cunha (PSDB) durante a plenária desta terça-feira, da Assembleia Legislativa. Formado em Direito, Cunha se congratulou com a classe, ressaltando que a profissão tem como marca a defesa dos cidadãos perante as autoridades e tribunais. O Dia do Estudante, também celebrado nesta data, foi lembrado durante o pronunciamento de Cunha.

“Ao longo da nossa história, os advogados e a própria OAB mostraram e mostram diariamente a nobre missão institucional a que estão dispostos, figurando como verdadeiros paladinos na guarda das liberdades civis, da democracia e do Estado Democrático de Direito”, destacou Rodrigo Cunha, após fazer um breve relato sobre o surgimento da advocacia, com a instituição do curso de Direito, em 1827, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Desde então, segundo o parlamentar, o País conta com 1240 cursos para formação de advogados. “Enquanto que no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades”, informou Cunha.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (DEM) e os deputados Sérgio Toledo (PDT) e Pastor João Luiz (DEM) se associaram ao pronunciamento do colega de plenário. Jó Pereira, também advogada, falou do orgulho em exercer a profissão. “Exercer a função de advogada, a função essencial ao alcance da Justiça, muito me orgulha”, aproveitando a oportunidade para também parabenizar os estudantes alagoanos pela passagem do seu dia.