Ronaldo Medeiros destaca anúncio da construção de três novos campi do Ifal

por Comunicação/ALE publicado 13/03/2024 18h33, última modificação 13/03/2024 18h33

Durante a sessão desta quarta-feira, 13, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) usou a tribuna para informar que o Governo Federal anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o País, sendo três deles em Alagoas, nas cidade de Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió. A iniciativa alcança todas as Unidades da Federação e vai gerar 140 mil novas vagas.

Ronaldo destacou que o objetivo dessa expansão é criar mais oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. “A educação liberta e abre oportunidade para que os jovens, que muitas vezes tinham um futuro indefinido, possam concluir o ensino médio com qualidade. Essa interiorização do ensino público é muito importante e vem sendo feito no Governo Lula”, afirmou.

Por fim, o deputado destacou que o governador Paulo Dantas anunciou a construção de 50 novas escolas em Alagoas. “Temos governos federal e estadual que se preocupam com o futuro dos jovens e investem em Educação. Hoje estamos vendo essa preocupação, algo que não existia no Governo Federal anterior, que cortava recursos da educação, perseguia professores e estimulava a violência nas universidades”, concluiu.

UFAL
Em contrapartida, o deputado Cabo Bebeto (PL) criticou a política educacional do Governo Federal e lembrou que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem o menor orçamento em 15 anos. “É sempre um discurso bonito, mas na prática a coisa é bem diferente. Vai começar a fazer estes institutos, mas vamos ver se vão entregar”, duvidou.