Ronaldo Medeiros destaca avanços sociais do Governo Federal e critica gestão de Maceió

por Comunicação/ALE publicado 28/05/2024 18h42, última modificação 28/05/2024 18h42

No início da sessão ordinária desta terça-feira, 28, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) fez um relato dos avanços socioeconômicos conquistados desde a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980. "O partido tem feito história no Brasil, e nos estados e municípios em que já governou e governa, fazendo sempre gestões que trazem benefícios, por meio de políticas públicas voltadas principalmente para aqueles que mais precisam", iniciou o parlamentar.

Medeiros prosseguiu apontando as conquistas da Educação em Alagoas, com o interiorização da universidade e dos institutos federais."Foram novas unidades e a realização de concursos públicos em diversas cidades do interior, como Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Piranhas", elencou. "O filho do pobre, que antes não tinha acesso à educação pública de qualidade, agora tem. Qual era a chance de o filho do pobre vir aqui à capital e estudar numa instituição de ensino federal? Hoje temos professores, a maioria doutores ou mestres, fomentando um ensino de qualidade no interior do Estado", afirmou o deputado. Ronaldo Medeiros prosseguiu citando avanços conquistados na agricultura familiar, como mais moradias e também acesso à energia elétrica.

Também em seu pronunciamento, Medeiros fez críticas à gestão da Prefeitura de Maceió, por não ter um olhar mais atento para a saúde pública. "É uma das capitais com a menor cobertura do Programa Saúde da Família", destacou o deputado, afirmando ainda que a administração municipal está voltada para os pontos turísticos, ignorando a periferia da cidade.

O líder do Governo, deputado Silvio Camelo (PV), endossou o posicionamento do colega. Ele lembrou que a capital de Alagoas ainda não concluiu o seu plano diretor. "Nós temos uma ocupação desordenada e um plano diretor que não é discutido pela Câmara, porque a Prefeitura não envia seu projeto", criticou o parlamentar. "Estamos vendo o riacho Salgadinho com atraso em sua revitalização, creches que tentam imitar o programa Cria do Governo do Estado, mas colocando crianças em galpões de forma desordenada", prosseguiu ele, criticando a Prefeitura por não ter aceitado os terrenos doados pelo Governo Paulo Dantas, assim como as unidades da Creche Cria.

"A Prefeitura é 'instagramável', mas sua população sofre, chegando às 4 da manhã nos postos de saúde do município e não sendo atendida. Toda a saúde pública está nas costas do Governo do Estado", afirmou Silvio Camelo, criticando os altos investimentos em shows nas festas juninas.

Medeiros encerrou o assunto reforçando com dados o informe sobre as creches. "Era para termos mais de 4 mil vagas nas creches do município, mas com a recusa da Prefeitura, são mais de 4 mil mães que não têm onde colocar seus filhos, para ir trabalhar. A Prefeitura de Maceió disse 'não' às creches e 'sim' ao desamparo das famílias", finalizou.