Ronaldo Medeiros repercute denúncia apresentada pela PGR contra Jair Bolsonaro

por Comunicação/ALE publicado 19/02/2025 18h32, última modificação 19/02/2025 18h32

A denúncia formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi tema do pronunciamento do deputado Ronaldo Medeiros (PT) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 19. Além de Bolsonaro, outras 33 pessoas também foram denunciadas pelos crimes de liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

“Planos ousados! E ainda deixaram registrados em agendas, em celulares. Parece que eles queriam deixar para a posteridade esses documentos. Generais, coronéis do Exército, policiais federais envolvidos no planejamento de um golpe de Estado e assassinatos”, destacou o petista.

Medeiros prosseguiu criticando os atos do ex-presidente da República, citando atitudes de Bolsonaro que, durante a pandemia da Covid-19, teria desestimulado a população a se vacinar e a usar métodos de proteção contra o coronavírus, que se espalhou pelo mundo, tirando a vida de milhares de pessoas. “Foi um descaso. Um ex-presidente que boicotou a educação pública, a saúde, cortou verbas de universidades. Não construiu uma casa durante seu mandato, nem uma universidade ou instituto federal”, cobrou Ronaldo Medeiros, alertando os colegas de plenário para continuarem acompanhando o desenrolar dos fatos relativos à denúncia contra Bolsonaro e demais pessoas.

“O STF, creio eu, vai ser ágil na apuração, porque isso já vem se arrastando há muito tempo. Os crimes praticados e as tentativas, provadas com vários documentos e testemunhas, devem ser apurados, e os infratores têm de ser punidos exemplarmente”, avaliou o parlamentar, ressaltando ainda que a democracia é o que há de mais sagrado em uma nação e que só por meio dela a sociedade pode expressar suas vontades de forma responsável.

Em aparte, o deputado Cabo Bebeto (PL) discordou da fala de Medeiros e defendeu Bolsonaro, argumentando que o ex-presidente realizou diversas obras em todo o País, inclusive em Alagoas. “Ele (Bolsonaro) entregou o complexo habitacional do Benedito Bentes, eu estive lá prestigiando; na orla lagunar; no município de Teotônio Vilela, do qual também participei”, assegurou Bebeto, acrescentando que, no que diz respeito à acusação de que Bolsonaro planejou um golpe, o parlamentar lembrou que, em dezembro, o ex-presidente nomeou três ministros indicados por Luiz Inácio Lula da Silva para as Forças Armadas. “Quem deu a posse foi Bolsonaro. Ele iria dar um golpe e botar os três chefes das Forças Armadas indicados pela pessoa que ele quer derrubar?”, questionou o deputado Cabo Bebeto, finalizando seu aparte.