Ronaldo Medeiros solicita que bancada federal apoie PEC contra escala 6x1

por Comunicação/ALE publicado 12/11/2024 19h38, última modificação 12/11/2024 19h38

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) fez um apelo à bancada federal alagoana durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12. Ele solicitou aos representantes do Estado no Congresso Nacional que apoiem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca extinguir a jornada de trabalho 6x1.

A PEC mira alterar um trecho da Constituição que limita a duração do dia trabalhado em até 8 horas diárias, com jornada semanal limitada em 44 horas. O projeto busca alterar o trecho para que a duração normal do trabalho não seja superior a oito horas diárias e 36 horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana.

"A PEC está sendo muito falada, debatida, não só no Congresso, mas em todo o Brasil", afirmou Medeiros. "Milhares de brasileiros trabalham 6 dias na semana e tem um dia de folga apenas. Então, o trabalhador que exerce esse tipo de atividade não pode estudar e nem teria tempo para conviver com a família ou cuidar de sua saúde. É um tipo de trabalho correlato a escravidão", criticou Medeiros sobre o modelo permitido no Brasil. O parlamentar lembra ainda que trabalhadores em outros países trabalham em uma escala de 4x3. "E isso não quebrou nenhuma empresa", prosseguiu Medeiros.

"Com dias de folga, o trabalhador tem tempo para cuidar da sua saúde, tem tempo para estudar em casa, tem tempo para ficar com a família. Onde fica a qualidade de vida de um trabalhador que passa seis dias trabalhando e folga um? Deixo aqui o nosso apelo aos senadores e aos deputados federais de Alagoas para que aprovem a PEC", conclui Medeiros.