Rose Davino apresenta projeto para inclusão do curso de libras na Escola de Governo do Estado
Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira, 9, a deputada Rose Davino (PP) informou que elaborou um projeto de lei que institui, por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), cursos de capacitação em língua brasileira de sinais (Libras) voltado ao atendimento do público deficiente auditivo. De acordo com a parlamentar, dos cerca de 10 milhões de deficientes existentes no Brasil, dois milhões e 300 mil são deficientes auditivos severos e a linguagem de sinais é de extrema importância para a comunicação dessas pessoas. “A comunicação por libras é eficiente e importante porque traduz a informação às pessoas que são deficientes. Ela é de extrema importância porque funciona como inclusão para pessoas surdas”, destacou Rose Davino.
Cirurgia de catarata
Na sequência, a deputada Rose Davino comemorou a marca de 2.150 cirurgias de cataratas no período de outubro de 2022 a agosto deste ano, realizadas na Fundação Brasil de Assistência ao Idoso, instituição fundada e conduzida por ela até o ano passado. “E a cirurgia de pterígio (popular carne crescida) já chega a 1.200 procedimentos. Além de Yag laser, que já atinge 1.150 cirurgias”, comentou a parlamentar, acrescentando que o paciente tem acompanhamento no pós-cirúrgico.
Sessão especial
Ao encerrar a fala, a deputada Rose Davino convidou os colegas de plenário e a sociedade para que participem da sessão especial, na próxima segunda-feira, 14, no plenário da Assembleia, para discutir o tratamento do glaucoma em Alagoa.