Rose Davino cobra união de Estado e municípios por melhorias na Saúde
A deputada Rose Davino fez um agradecimento aos colegas parlamentares pela realização de uma sessão especial para debater a prevenção e tratamento do câncer de mama e de colo do útero no Dia Internacional da Mulher. Ela destacou uma passagem de Ebeveraldo Amorim, subsecretário da Saúde Municipal de Maceió, que apresentou todo o plano da linha de cuidados preconizada pelo Inca, o Instituto Nacional do Câncer.
"Nós temos também que batalhar para a união entre os municípios e o Estado de Alagoas", prosseguiu Davino, reforçando que o plano de cuidados oncológicos já foi estipulado, mas que é preciso uma melhor sintonia entre os entes. "É isso que falta: a união de Estado e municípios. Vou lutar por isso, porque quem sofre é o alagoano", defendeu a deputada.
Citado por Davino por sua experiência como titular da Secretaria de Saúde, o deputado Alexandre Ayres (MDB) reforçou, em aparte, a preocupação por uma maior sintonia entre os entes. "Tenho lido informações sobre a suspensão dos serviços de maternidade, infantil, cardiologia e possivelmente de oncologia no Hospital Chama, que é privado, na cidade de Arapiraca. Isso tem me preocupado", iniciou o parlamentar, afirmando que solicitará à Comissão de Saúde da Casa a convocação da direção do Hospital Chama.
"Precisamos entender o que está acontecendo e chamar também a Prefeitura de Arapiraca", completou o parlamentar, elogiando a fala de Rose Davino. "A Saúde é feita de maneira tripartite, com participação da União, Estado e Municípios e, se todos fizerem sua parte, quem ganha é a sociedade alagoana", encerrou o ex-secretário de Saúde de Alagoas, reforçando a importância de um encaminhamento para obtenção de respostas.