Rose Davino destaca investimento de R$ 6 milhões no Hospital Universitário

por Comunicação/ALE publicado 21/06/2023 17h35, última modificação 21/06/2023 17h35

A deputada Rose Davino (PP) elogiou, em pronunciamento nesta quarta-feira, 21, a iniciativa do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL), pela liberação de R$ 6 milhões de reais para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Cacon/Hupaa) – o HU da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

"O gabinete de Arthur Lira confirmou-me que este investimento será feito para a compra e modernização de equipamentos para o tratamento gratuito de 1,5 mil pacientes com câncer", disse a deputada sobre a compra de um novo aparelho para braquiterapia e "upgrades" para atualizar o Acelerador Linear do Cacon, entregue em 2022. Rose Davino explicou que o acelerador realiza cálculos precisos de doses de radiação por meio de sistemas computadorizados e que a braquiterapia utiliza cápsulas inseridas em partes específicas do corpo para uma espécie de "radioterapia interna".

A parlamentar informou que o HU possui cerca de 700 agendamentos de pacientes com diagnósticos de câncer, além de 900 tratamentos de quimioterapia em andamento e cerca de 40 novos pacientes todos os dias. "A chegada desses recursos deixa-me muito feliz. Agradeço a Deus, pois a Medicina precisa ser atualizada todos os dias para receber os pacientes, e é muito importante apoiar a oncologia", encerrou a deputada.

Fisioterapeuta
A parlamentar aproveitou ainda para agradecer a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 163/2023, de sua autoria, que exige a permanência de fisioterapeutas nas maternidades da rede pública de Alagoas. "Fico feliz com essa grande vitória para nossas pacientes", disse Rose Davino.