Samya Suruagy é agraciada na Assembleia com a comenda Tavares Bastos
Em plenário repleto de representantes dos três Poderes, incluindo deputados e secretários estaduais, a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy do Amaral Barros Pacheco, foi agraciada com a comenda de mérito legislativo Tavares Bastos, em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira, 25. O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher, com o tema Mulheres Extraordinárias.
A proposição, aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, foi feita pela deputada Gabi Gonçalves (PP), em reconhecimento à excepcional trajetória profissional de Samya Suruagy e por sua contribuição significativa para o Estado de Alagoas. "Sua liderança e comprometimento são inspiradores e merecem ser reconhecidos, especialmente por seu compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública", afirmou a parlamentar.
"Alagoas é historicamente conhecida como a Terra dos Marechais, mas também nós temos mulheres extraordinárias; e é por isso que nada mais justo do que a gente eternizar todo o trabalho, toda a carreira brilhante dessa mulher que tanto orgulha. A doutora Samya é espetacular e inigualável, por isso que também é tão importante termos mulheres com esse papel de chefia como o que ela conduz na Procuradoria-Geral do Estado", concluiu Gonçalves, dizendo-se honrada e grata por poder participar, com seus pares, desse momento.
Homenageada
"Pra mim é uma honra e eu quero dizer, pra você, mulher, que como eu é extraordinária, que você pode também estar aqui. Então siga em frente e faço da minha homenagem uma extensão a todas vocês, mulheres extraordinárias", agradeceu Samya Suruagy, muito emocionada com a comenda recebida e relatando sua trajetória pessoal, incluindo todas as dificuldades financeiras e apoio que recebeu de sua família no início de sua vida profissional. E afirmando que todos os seus sacrifícios foram feitos por sua filha, Sâmara.
"Minha jornada como procuradora de Estado, que já soma 22 anos, foi marcada por desafios significativos. O primeiro deles, como já falei, foi enfrentar o concurso público e ter de deixar minha filha muito pequena para estudar em São Paulo. Vencida essa etapa, enfrentei e enfrento preconceitos, incluindo aqueles relacionados à minha orientação sexual, por ser uma mulher lésbica, em um ambiente muitas vezes dominado por paradigmas conservadores e covardes. Cada obstáculo superado, no entanto, fortaleceu minha convicção de que a igualdade e a inclusão são valores inegociáveis em uma sociedade democrática", complementou Samya.
"Sinto-me realmente lisonjeada, ainda mais por receber a maior comenda que o Legislativo alagoano oferece, ainda mais por ser vinda da deputada Gabi e em homenagem às mulheres extraordinárias", disse. "Agradeço a todo o Parlamento por apoiar a ideia da deputada Gabi e também ao presidente Marcelo Victor", falou a doutora, reforçando que a PGE nunca esteve tão próxima do Legislativo como no atual momento. "Marcelo Vitor, cuja gestão tem fortalecido os laços institucionais entre o Legislativo e a Procuradoria Geral do Estado, assumiu postura dialogante e visionária, sendo essencial para a construção de um Estado de Alagoas mais desenvolvido e justo", acrescentou. Com compromisso, o presidente Marcelo Victor não pode comparecer, mas fez questão de deixar uma mensagem parabenizando a homenageada.
Ao final, a procuradora-geral do Estado agradeceu o apoio do Legislativo, chamando-o de alicerce da democracia brasileira. "Sem o Legislativo, nós não teríamos os projetos de relevância, tanto do Governo do Estado quanto da própria PGE, aprovados. Então, estar alinhado com o Legislativo é de extrema importância", afirmou ela. "Quero cada vez mais ter aproximação com o Legislativo, representante do povo. Então, se você está alinhado com o representante do povo", encerrou a homenageada.
Formada em Direito pelo Centro Universitário Cesmac, Samya possui uma carreira de 20 anos como Procuradora do Estado, durante os quais demonstrou notável dedicação e competência. Atualmente, como procuradora-geral do Estado de Alagoas e mestranda em Ciências Políticas pelo IDP, a sra. Samya continua a exercer um papel fundamental na defesa dos interesses públicos e na promoção do bem-estar social.
Mesa de honra
Sâmara, filha da homenageada, destacou que a mãe tem duas características marcantes que a tornam extraordinária: a coragem e a lealdade. O presidente do TJ, Fabio Bittencourt, afirmou ter prazer de dividir algumas preocupações e conversar sobre Alagoas com a Procuradoria Geral do Estado. "Há cerca de trinta e sete anos, eu ingressei na Procuradoria Geral do Estado, e passei cinco anos naquela Casa. Naquela época, a Procuradoria vivia um momento de auge. Era o lugar que todos os operadores do Direito queriam estar. E, depois de trinta e dois anos, eu vejo a Procuradoria Geral do Estado no mesmo patamar, com uma pessoa que zela pela Procuradoria e pelos seus procuradores", elogiou Bittencourt, reafirmando que Samya é merecedora da comenda.
Completaram a mesa de honra os deputados Inácio Loiola (MDB) e Carla Dantas (MDB); o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas; Fábio Bittencourt os desembargadores Fábio Ferrario, Márcio Roberto; o representante do Ministério Público de Alagoas Edeuzito Andrade; a secretária de Estado do Turismo Bárbara Braga; o secretário especial de Rio Largo Gilberto Gonçalves; e a filha da homenageada Sâmara Suruagy. Ainda estiveram presentes os deputados Doutor Wanderley (MDB), Alexandre Ayres (MDB) e Remi Calheiros (MDB).
Foto principal: Júnior D'Lima