Secretária da Fazenda é agraciada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 18/12/2023 16h05, última modificação 18/12/2023 16h59

Em uma sessão bastante concorrida na manhã desta segunda-feira, 18, a Assembleia Legislativa homenageou a secretária do Estado da Fazenda, Renata dos Santos, com o título de Cidadã Honorária de Alagoas. A sessão solene foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Victor, e contou com as presenças do governador Paulo Dantas; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho; do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto; e do defensor público estadual, Carlos Eduardo Monteiro. A iniciativa da homenagem foi do deputado Ronaldo Medeiros (PT), autor da lei ordinária n° 8.931/2023, que teve como fundamento os relevantes serviços prestados aos alagoanos pela gestora da Sefaz ao longo dos últimos oito anos. A matéria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa.

Medeiros destacou o trabalho desempenhado por Renata dos Santos desde que chegou a Alagoas, em 2015, contribuindo para a organização das contas públicas estaduais. Para Medeiros, ao conceder o título de cidadania, a Assembleia Legislativa faz uma grande justiça à secretária da Fazenda. “Quando ela chegou a Alagoas, no primeiro mandato do ex-governador Renan Filho, nós tínhamos um Estado que não tinha regras fiscais atraentes, que não tinha suas contas e economia organizadas, e a Renata ajudou muito nesse contexto”, justificou o parlamentar, acrescentando que se hoje Alagoas investe na educação, segurança pública e infraestrutura é graças ao trabalho da secretária Renata dos Santos e da equipe que compõe a pasta.

O presidente Marcelo Victor observou que o título de cidadania do Estado de Alagoas tem por objetivo homenagear pessoas que têm serviços prestados ao Estado. “E a nossa homenageada de hoje se encaixa perfeitamente nesse propósito, porque está aqui desde 2015 e foi uma das grandes responsáveis pela nossa revolução orçamentária e econômica. Alagoas vive um momento de reconhecimento nacional, graças ao trabalho dessa nova cidadã alagoana”, destacou o chefe do Legislativo na abertura do evento.

Prestigiando a homenagem, o governador Paulo Dantas não poupou elogios sobre a competência e dedicação da secretária Renata dos Santos no comando da pasta da Fazenda estadual, ressaltando que por onde ela passa é respeitada não só em Alagoas, mas em todo o Brasil. Ele parabenizou o Parlamento alagoano pela aprovação da outorga do título de cidadania à secretária, bem como ao deputado Ronaldo Medeiros pela iniciativa. “A secretária Renata é, no meu ponto de vista, extraordinária. Feminista, plural, diversa, sem preconceitos, organizada, trabalhadora e técnica de altíssimo nível. Sempre disposta a encontrar soluções com celeridade em busca de uma melhor prestação de serviço para o povo de Alagoas. Ela sabe liderar”, declarou Dantas.

Muito emocionada, Renata dos Santos agradeceu a homenagem e disse que esse título de cidadania é um reencontro com suas origens, uma vez que o seu avô materno, Martins Ferreira da Silva, era alagoano de Arapiraca. “É meio que fazer as pazes com meus ancestrais, com o meu passado. Eu acredito que essa homenagem é um reconhecimento do nosso trabalho e tenham certeza que a partir de agora vou me entregar ainda mais para fazer uma boa prestação de serviço para os cidadãos alagoanos”, assegurou a gestora da Fazenda, anunciando para o próximo ano projetos visando a atração de empresas e indústrias mais sustentáveis, projetos ligados à Algás. “Também teremos toda a parte de modernização da Fazenda, na parte tributária, não só decorrente da Reforma Tributária, mas de um projeto que já foi iniciado pelo ex-secretário George Santoro, que eu estou dando continuidade”, contou.

A sessão solene contou com as presenças das deputadas Fátima Canuto (MDB), Ângela Garrote (PP), e dos deputados Alexandre Ayres (MDB), Remi Calheiros (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Doutor Wanderley (MDB), Henrique Chicão (Republicanos), Mesaque Padilha (União Brasil), Gilvan Barros Filho (MDB) e Sílvio Camelo (PV).

Renata dos Santos
Natural da cidade de Hortolândia/SP, a secretária Renata dos Santos chegou a Alagoas em 2015, ainda no primeiro governo de Renan Filho, a convite do então secretário da Fazenda, George Santoro. Desde então, ocupou os cargos de Secretaria Especial do Tesouro Estadual e Superintendente de Política Fiscal na Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. É bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRI), com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em andamento em Administração Pública pela FUCAPE Business School.