Secretário Rafael Brito presta esclarecimentos sobre Missão China e Consórcio Nordeste
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito esteve nesta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa para conversar com os deputados sobre as ações de sua secretaria e em especial sobre a viagem da comitiva de Alagoas à China e sobre o consórcio Nordeste. Brito explicou que uma das missões de sua pasta é auxiliar o Governo do Estado no planejamento e gestão de políticas públicas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e o turismo.
Sobre a Missão China, em que foi o chefe da delegação, Rafael Brito esclareceu que o objetivo da viagem foi o estreitamento das relações com investidores chineses. “Estivemos na China para buscar novos investimentos e mostrar que Alagoas tem solidez fiscal, está reduzindo a violência e tem melhores incentivos fiscais que os estados do Nordeste e do Sul do país. Por isso é importante fazer não só a Missão China, mas também outras missões que possam mostrar Alagoas ao mundo e colocar nosso Estado dentro do jogo dos investimentos internacionais”, justificou.
O secretário destacou que o objetivo foi buscar investidores para grandes projetos, que possam gerar empregos, renda e qualidade de vida para a população. “Já temos resultados práticos como a ampliação da fábrica de fibras ópticas ZTT, no Polo Industrial de Marechal Deodoro, e a instalação da GsPak, fabricante de embalagens longa vida”, afirmou.
Sobre o Consórcio Nordeste, Rafael Brito defendeu sua criação e informou sobre edital para uma grande compra de insumos para a saúde pública dos nove estados do Nordeste, segundo o secretário, esta iniciativa irá baixar consideravelmente o preço final dos medicamentos. “A partir do momento que o consórcio possa fazer esse tipo de compras não só na Saúde, mas também na Educação e na Segurança Pública, vamos ter uma grande vantagem em relação às licitações por causa do volume e isso irá baratear o preço final das mercadorias”, destacou.
Por fim o secretário defendeu a importância da se prestar contas aos deputados e destacou o projeto de criação do Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado de Alagoas, que está tramitando na Assembleia Legislativa. “É um fundo criado por todos os Estados da federação que tem como objetivo viabilizar a manutenção do equilíbrio das finanças públicas estaduais. Em Alagoas este fundo é usado exclusivamente para fins de desenvolvimento econômico e é com este dinheiro que temos promovido o turismo, obras de infraestrutura em pólos industriais e desapropriados áreas para receber novas industrias”, concluiu.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Sílvio Camelo (PV), disse que vários secretários já estiveram na Casa e outros virão para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Ele disse que os secretários estão apresentando suas ações e esclarecendo as dúvidas dos deputados. “Toda vez que um secretário do Governo do Estado vem a esta Casa é positivo, porque aproxima o Poder Executivo do Poder Legislativo. Todas as dúvidas são dirimidas com essas reuniões e com o secretário Rafael Brito não foi diferente”, afirmou.
Também participaram da reunião os deputados Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM) e Breno Albuquerque (PRTB). Ainda estiveram presentes técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão.