Sérgio Toledo parabeniza Coopvale pelo arrendamento da Usina Uruba

por Comunicação/ALE publicado 29/09/2015 18h53, última modificação 29/09/2015 18h53

O deputado Sérgio Toledo (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 29, para noticiar a homologação do contrato que permitiu a reabertura da Usina Uruba, localizada em Atalaia, pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopvale). A usina tinha fechado as portas há cerca de três anos, deixando cerca de dois mil trabalhadores desempregados. “Quero parabenizar a justiça que autorizou a reabertura da usina e também a iniciativa desse grupo que buscou resolver esse grande problema que atingiu todo Vale do Paraíba alagoano”, disse o parlamentar.

Toledo ressaltou que com a homologação, a justiça encontrou uma forma de resolver toda situação do Vale do Paraíba que, com o fechamento da Usina Uruba, deixou milhares de trabalhadores desempregados em toda região. “O problema não atingiu só os trabalhadores, mas também os fornecedores de cana, que ficaram sem a moagem daquela unidade industrial. Muitos tiveram que mudar de atividade como alternativa para sobrevivência”, lamentou. Com a reabertura da usina os fornecedores de cana poderão retomar sua atividade. “O momento agora é de recuperação da usina para que a unidade industrial possa voltar a moer”, destacou.

Após este processo de recuperaçã, a previsão, segundo o deputado Sérgio Toledo, é que em pouco mais de 30 dias a Usina Uruba inicie o seu processo de moagem. “Essa unidade está sendo reaberta para que, além dos cooperativados, outros fornecedores possam também fornecer sua cana para aquele parque industrial. Todos saem ganhando, inclusive os municípios da região", disse Toledo.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT) saudou a reabertura da Uruba. “Recebi com alegria a noitícia da reabertura de uma empresa que trará a recuperação de vários empregos que estavam perdidos, gerando mais emprego e renda pra toda região do Vale do Paraíba e, principalmente, por ser uma cooperativa que vai administrar e garantir o trabalho destas pessoas”, disse Medeiros.