Servidores alagoanos se capacitam e marcam presença em encontro nacional dos Legislativos

por Comunicação/ALE publicado 01/06/2016 19h26, última modificação 01/06/2016 19h26

O parlamento alagoano marca presença nos debates 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que está sendo em realizada em Aracaju (SE). Com cerca de 40 inscrições, a presença de servidores da Assembleia é destacada, já que a delegação alagoana é uma das maiores do evento.

Assuntos pertinentes ao cotidiano das Casa Legislativas estão em debate e as novas recomendações construídas no encontro já devem ser aplicadas de imediato. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (STPLAL), Zilneide Lages, destacou a importância da participação dos servidores no evento."A participação dos servidores da Assembleia neste evento, é de grande importância, tanto do ponto de vista do seu aperfeiçoamento profissional, quanto do conhecimento do trabalho que pe realizdo pelos sindicatos dos legislativos estaduias na luta por melhores condições de trabalho".

O procurador da Assembleia Legislativa, Antônio Mendes, destacou a importância do evento para os procuradores legislativos. “Esse tipo de encontro é essencial para o exercício da profissão de procuradores legislativos. Debates sobre prerrogativas dos procuradores das Assembleias Legislativas na defesa dos poderes legislativos é fundamental, já que existe uma discussão que só as procuradorias dos Estados é que podem defender as Assembleias Legislativas e nós discordamos desse pensamento. Hoje vimos que já temos caminhado bastante para que essa prerrogativa seja nossa”, afirmou.

A taquígrafa Fátima Borges também elogiou o encontro e ressaltou a importância das taquigrafas alagoanas estarem presente em Aracaju. “Estamos conhecendo o que existe de mais moderno na área da taquigrafia”, informou a servidora do Legislativo.

FENALE
A valorização e a defesa do trabalho dos servidores também esta em pauta no encontro. O presidente da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), João Moreira, servidor da Assembleia do Mato Grosso do Sul, destacou a importância das deliberações contidas na Carta de Aracaju (propostas aprovadas pelos servidores e que vão nortear os próximos meses nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional. “São ideias tiradas pelos representantes dos Estados e detém tudo que se refere aos servidores públicos, desde os benefícios até os prejuízos”, afirmou.

Dentre os itens aprovados na Carta de Aracaju, que contem 15 itens, destaque para a luta contra a aprovação do PLP 257/16; a exigência da isonomia salarial entre os servidores ativos, aposentados e pensionistas; motivas a promoção de cursos de formação e especialização para as carreiras dos poderes legislativos, buscando a capacitação e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade; e propugnar pela irredutibilidade da remuneração dos servidores e pela implantação do teto salarial único no âmbito dos poderes legislativos.