Sessão homenageia os 25 anos do TRT e reconhece os serviços prestados pela Justiça do Trabalho
A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta quinta-feira, 22, sessão solene em homenagem aos 25 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Alagoas. De iniciativa do deputado Inácio Loiola (PSB), a sessão foi prestigiada por diversas autoridades representativas do Judiciário e profissionais do direito que militam na área trabalhista e teve como objetivo o reconhecimento dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho à sociedade alagoana. A sessão, cuja proposta foi aprovada por unanimidade no plenário da Casa, foi comandada pelo presidente do Legislativo, deputado Luiz Dantas.
Inácio Loiola lembrou que este ano Alagoas comemora seus 200 anos de emancipação política e que a instalação do TRT19 é um dos fatos que marcaram a história do Estado, com a participação efetiva do Parlamento alagoano, tendo em vista que foi a partir do ofício nº 001/89, encaminhado pelo então presidente do Legislativo alagoano, deputado Francisco Roberto Holanda de Mello (falecido), ao Tribunal Superior do Trabalho, na época presido pelo ministro Aurélio Prates de Macedo (falecido), que o TRT19 foi instalado em Alagoas. “E nada mais justo do que nesses 200 anos que se comemora a emancipação política de Alagoas e também os 25 anos da instalação do TRT19, que esta Casa venha render esta homenagem”, disse Inácio Loiola.
O presidente do TRT19, desembargador Pedro Inácio, agradeceu a homenagem e destacou a importância do órgão para a população alagoana, como assegurar a garantia de direitos sociais e de intermediação entre o capital e o trabalho. “Para nós é honra muito grande. Só temos a agradecer a Assembleia Legislativa, que teve um papel muito importante quando da instalação do TRT19, ao deputado Inácio Loiola, a acolhida do presidente da Casa, Luiz Dantas e aos demais deputados que acolheram a proposição por unanimidade”, observou o desembargador, destacando como uma das grandes conquistas do TRT19, a garantia ao trabalhador alagoano do direito de ter seu emprego registrado na carteira de trabalho.
Os deputados Francisco Holanda (PP) e Francisco Tenório (PMN) também participaram da sessão, que contou ainda com as presenças da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Alagoas, Fernanda Marinela; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzaneo; e do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região, Sérgio Roberto Queiroz.